Disco Nota 11: “Made in Japan” – Deep Purple

Paulo Fernandes

Made in Japan_CP

 

Eu sempre preferi discos de estúdio a discos ao vivo, mas dizem que para toda regra há uma exceção. O fato é que, para mim, certos artistas conseguiram produzir discos ao vivo que superaram seus melhores trabalhos em estúdio. Este é o caso do Deep Purple.

.

MOMENTO ESPECIAL DE UMA BANDA ESPETACULAR

O ano era 1972 e o Deep Purple fazia sua primeira turnê pelo Japão, promovendo seu último lançamento: o ótimo “Machine Head”. A banda nessa época era composta por – aquela que muitos fãs consideram sua melhor formação – Ritchie Blackmore (guitarra), Ian Gillan (vocais), Jon Lord (teclados), Roger Glover (baixo) e Ian Paice (bateria).

Made in Japan_02

Essa turma se encontrava no auge da forma nos 3 shows que forneceram o material para o LP duplo “Made in Japan”, lançado no final de 1972. Em 1993 foi lançada, em CD triplo, a integral dessa turnê, objeto para fanáticos, pois muitas das músicas foram tocadas nas 3 noites.

A energia que podemos sentir nessas gravações é antológica, com vários números superando com folga suas versões de estúdio.

.

MARCO HISTÓRICO 

Dentre tantas músicas destaco as versões incendiárias de Highway Star, Smoke on the Water e Space Truckin’ (esta, uma tour de force de quase 20 minutos). Uma produção perfeita em todos os detalhes garantiu a “Made in Japan” sucesso de crítica e de público.

Made in Japan_03

“Made in Japan” é considerado um marco na história do rock por ter conseguido captar com qualidade, rara para a época, toda a emoção de um espetáculo ao vivo. E foi um marco para mim também, pois foi por este álbum que conheci e me tornei um fã do Deep Purple.

.

FAIXAS

Todas as músicas compostas por Blackmore, Gillan, Glover, Lord, e Paice.

Lado 1

  1. Highway Star
  2. Child in Time

Lado 2

  1. Smoke on the Water
  2. The Mule

Lado 3

  1. Strange Kind of Woman
  2. Lazy

Lado 4

  1. Space Truckin’

.

CURIOSIDADE

Durante algum tempo a etiqueta “Made in Japan” fora sinônimo de produto de baixa qualidade, isso devido à vertiginosa invasão, a partir da década de 1950, de produtos industrializados japoneses no mercado mundial, nem todos de boa qualidade. Algo similar ao que aconteceu em tempos recentes com os produtos “Made in China”.

. 

MÚSICAS

Ouça o álbum completo:

Anúncios

Um comentário sobre “Disco Nota 11: “Made in Japan” – Deep Purple

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s