Disco Nota 11: “Led Zeppelin III” – Led Zeppelin

Paulo Fernandes

Led Zeppelin III_01

SURPRESAS FOLK

O terceiro álbum do Led Zeppelin, lançado em 1970, começa tão pesado quanto seu antecessor, “Led Zeppelin II”, de 1969, com o petardo (uma das melhores músicas do grupo) Immigrant Song. A segunda música: o folk Friends desacelera o ímpeto inicial, que é parcialmente retomado por Celebration Day.

O lado 1 termina com a enérgica Out on the Tiles, com John Bonham mostrando sua força na bateria. Antes disso, temos a maravilha de um dos blues mais bonitos que conheço: Since I’ve Been Loving You.

 Led Zeppelin III_02

É no lado 2 que o Led Zeppelin nos surpreende, com 5 canções acústicas de folk, das quais se destacam Tangerine e That’s the Way, duas belas e emocionantes baladas. Realmente não era mais um outro disco de rock pauleira.

.

TEMPORADA EM BRON-Y-AUR

O álbum que deixou alguns fãs perplexos, e até revoltados, e parte da crítica desconcertada, foi resultado de uma parada para descanso do grupo após a agitação de longas turnês e das corridas sessões de gravação para os dois primeiros álbuns.

Led Zeppelin III_Bron_yr_aur2

Com mais tempo livre, Jimmy Page e Robert Plant resolveram passar uma temporada na pequena cidade de South Snowdonia, no País de Gales. Hospedados num chalé chamado Bron-Y-Aur, que não contava com energia elétrica(!) os dois músicos compuseram grande parte do material do disco, inspirados pela atmosfera bucólica do local e fortemente influenciados pelo folclore de raízes celtas.

.

TIRO MEU CHAPÉU PARA O LED ZEPPELIN 

Aproveitando a homenagem prestada pela banda ao cantor de folk inglês Roy Harper na música (Hats Off to (Roy) Harper), eu tiro meu chapéu para demonstração de versatilidade do Led Zeppelin neste disco. Eles já haviam mostrado que eram bons em números pesados e elétricos, e aqui mostram que se saiam bem, também, em números mais brandos e acústicos.

Led Zeppelin III_03

Passei muito tempo ouvindo só o lado 1 de Led Zeppelin III, mas quando finalmente “descobri” o lado 2 me deixei seduzir por seu encantamento. Embora minha preferida de todos os tempos desse disco seja, como bem disse o Fábio, “a alta densidade etérea” de Since I’ve Been Loving You.

.

FAIXAS

Lado 1

1) Immigrant Song (Page, Plant)
2) Friends (Page, Plant)
3) Celebration Day (Jones, Page, Plant)
4) Since I’ve Been Loving You (Jones, Page, Plant)
5) Out on the Tiles (Bonham, Page, Plant)

Lado 2

1) Gallows Pole (tradicional, arr. Page, Plant)
2) Tangerine (Page)
3) That’s the Way (Page, Plant)
4) Bron-Y-Aur Stomp (Jones, Jones, Page)
5) Hats Off to (Roy) Harper (tradicional, arr. Charles Obscure)

 .

CURIOSIDADES

  • A capa de Led Zeppelin III é um espetáculo à parte, com sua colagem de fotos e desenhos. A edição em vinil possui um disco interno de papelão que ao ser girado modifica as imagens mostradas através de janelas.

Led Zeppelin III_disco_capa

  • Roy Harper participou, como vocal principal, da faixa Have a Cigar do disco “Wish You Were Here” do Pink Floyd.
  • Charles Obscure é um pseudônimo jocoso usado por Jimmy Page.

. 

MÚSICAS

Ouça o álbum completo (em Lista de Reprodução):

Anúncios

2 comentários sobre “Disco Nota 11: “Led Zeppelin III” – Led Zeppelin

  1. Agradecer como? depois de receber o MELHOR disco do LED ZEPPELIN (pelo menos para mim). Lógico que ESCADA PARA O CÉU está fora de qualquer comparação, pois e igual ao PELÉ, no futebol. Com muita honra para mim, Vai ser meu E.mail 2015/133.2, neste próximo domingo.. KAVERN CLUB DO PASTINHA – ANÁPOLIS/GO

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s