Donovan: Trovador Psicodélico

Paulo Fernandes 

Donovan_03

DA TURMA DOS BEATLES

Foi só na década de 80 que eu tive uma visão mais completa da obra de Donovan Leitch, pois antes eu só conhecia duas de suas músicas: Atlantis e Mellow Yellow. Foi ótimo descobrir a riqueza musical desse trovador folk de voz suave, meio pop, meio psicodélico, cujo ponto alto da carreira foi na segunda metade da década de 60.

George, Paul, John, Donovan e Jenny

George, Paul, John, Donovan e Jenny Boyd

Nessa época Donovan fazia parte da turma de amigos que estava sempre ao lado dos Beatles. Ele pode ser visto em algumas filmagens do grupo e em fotografias da estada junto ao Maharishi na Índia.

.

BOB DYLAN ESCOCÊS?

Donovan iniciou sua carreira no início da década de 60 com clara inspiração em Bob Dylan: música folk para voz e violão. Em 1965 tem início sua parceria com o produtor Mickie Most (Animals e Jeff Beck, entre outros) que renderia os melhores álbuns de sua carreira.

Donovan em início de carreira

Donovan em início de carreira

A partir desse ponto a música de Donovan começa a incorporar outros elementos: psicodelia, jazz, blues e temas orientais. A instrumentação também é ampliada. Paralelamente à mudança musical acontece uma mudança visual no cantor/compositor que adota uma imagem flower power, sendo um dos pioneiros do Reino Unido a seguir essa tendência.

.

PSICODELIA E WORLD MUSIC

O primeiro sucesso dessa nova fase de Donovan é o álbum “Sunshine Superman”, de 1967, seu terceiro álbum, que é puxado pela faixa título. Foi com esse disco que Donovan conseguiu entrar no tão almejado mercado estadunidense.

Donovan_05

Na sequência uma sucessão de álbuns espetaculares: “Mellow Yellow” (1967), o meu preferido: “A Gift from a Flower to a Garden” (1968), “The Hurdy Gurdy Man” (1968) e “Barabajagal” (1969).

.

PÓS FLOWER POWER

No final de 1969, por motivos não totalmente explicados, a parceria de Donovan com Mickie Most chegou ao fim. Durante a década de 1970, Donovan continuou lançando discos, mas já sem o mesmo apelo comercial de outrora. Seu último sucesso comercial foi o álbum “Cosmic Wheels”, de 1973, novamente com Mickie Most na produção.

Donovan_04

Na verdade nunca houve interrupção na carreira musical de Donovan, e seu trabalho vem, desde a década de 2000, gradativamente sendo reconhecido pelas novas gerações e ocupando o lugar de destaque que tanto merece.

.

CURIOSIDADES

  • Foi Donovan quem ensinou a John Lennon a técnica do violão dedilhado.
  • Jimmy Page e John Paul Jones colaboraram em algumas gravações de Donovan.
  • O primeiro Jeff Beck Group (Jeff Beck, Ron Wood, Nicky Hopkins e Micky Waller) participa da faixa Barabajagal do álbum de mesmo nome.
  • A trilha sonora do filme “Irmão Sol, Irmã Lua”, de Franco Zeffirelli, foi composta por Donovan.
Donovan em cena de "A Lenda da Flauta Mágica"

Donovan em cena de “A Lenda da Flauta Mágica”

  • Donovan fez o papel principal do filme “A Lenda da Flauta Mágica”, dirigido por Jacques Demy em 1972, interpretando o Flaustista de Hamelin. Legal nesse filme é que quando o Flautista/Donovan não estava arrastando multidões com o som da flauta, pegava seu violão e cantava boa música folk.
  • A canção Jennifer Juniper Jenny Boyd  irmã de Pattie Boyd, ex-mulher de George Harrison e Eric Clapton – que foi namorada de Donovan  na década de 60.

. 

MÚSICAS

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s