Pet Shop Boys: o Pop como Arte

Paulo Fernandes

PSB_02a

.

O DISCRETO CHARME DOS REIS SEM COROA

Existe tanta propaganda e márquetin a nos empurrar goela abaixo que “Fulano é o Rei do Pop”, “Sicrana é a Rainha do Pop” ou “Beltrana é a Princesa do Pop”, que muitas vezes não nos deixa espaço para uma avaliação da real qualidade musical dessa realeza imposta.

PSB_05

Como eu não sou muito de engolir imposições midiáticas, eu resolvi fazer um exercício de regressão até o início da década de 80 – porque se retroagisse mais a coisa ficaria complicada. Quando penso no pop dos últimos 35 anos, o primeiro nome que vem à cabeça é o do Pet Shop Boys!

.

SEMPRE NA MINHA MENTE

Músicas excelentes para dançar e que se prestam igualmente para só ouvir – seja em casa ou na estrada. Sofisticação musical e apelo popular, essa é a receita do Pet Shop Boys. A dupla – composta por Neil Tennant e Chris Lowe – é a prova viva de que nem todo pop é descartável ao gerar clássicos eternos como West End Girls, It’s a Sin ou Domino Dancing.

PSB_03

Pioneiro do pop eletrônico inglês, o duo conseguiu se destacar dentre tantos outros grupos que seguiam caminho similar graças a arranjos brilhantes e letras inteligentes e provocativas. A maioria de suas músicas é autoral, mas quando gravam músicas de outros compositores, ouso dizer que as tornam muito melhores do que eram. Para comprovar esta minha afirmação ouçam as versões do PSB para Always on My Mind (cantada originalmente por Elvis Presley), Where the Streets Have no Name (do U2) ou Go West (sucesso do Village People).

PSB_04

Num terreno tão fértil à autopromoção como é o pop, o Pet Shop Boys segue um caminho oposto ao deslocar o foco da sua imagem e das suas vidas pessoais para a qualidade de sua música.

.

MÚSICAS 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Pet Shop Boys: o Pop como Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s