Disco Nota 11: “O Melhor dos Iguais” – Premeditando o Breque

Paulo Fernandes

OMDI_00

 

.

Se Nova Iorque tem sua música exaltação, New York, New York, a capital paulista está muito bem representada com São Paulo, São Paulo, que é muito mais divertida que a primeira. Esta música é um dos maiores sucessos do irreverente grupo paulistano Premeditando o Breque, ou simplesmente Premê.

O Premê faz música de alta qualidade e se aventura nos mais diversos gêneros: rock, MPB, samba, jazz, chorinho e muito mais. Letras satíricas e engraçadas e uma alta dose de teatralidade engrossam este caldo delicioso. Tive o prazer de assistir a um show do grupo aqui em Goiânia, em meados da década de 80, e pude comprovar que além de excelentes músicos são ótimos atores.

.

O MELHOR DOS IGUAIS

Entre 1980 e 1984, o Premê lançou três álbuns de forma independente. Com o sucesso de suas apresentações no Festival MPB Shell e da música São Paulo, São Paulo – incluída em novela da Globo – a trupe foi contratada pela gravadora EMI e lançou dois álbuns produzidos por Lulu Santos.

O primeiro deles é “O Melhor dos Iguais” de 1985. Certa parte da crítica considerou que o fato de gravarem por uma grande multinacional entra em choque com a proposta independente da banda, mas eu amo de paixão este álbum. A bagunça aqui é organizada, ao contrário da bagunça generalizada dos álbuns anteriores que nem sempre dava bons resultados.

OMDI_02

O álbum é um mosaico bem costurado de ritmos e letras que brincam e satirizam tanto o cotidiano do brasileiro, quanto os assuntos que estavam em voga naquele tempo. O Premê soube usar com eficiência os recursos de estúdio disponíveis e fez uma obra que transcende o universo sonoro, pois em alguns momentos é como se estivéssemos assistindo um filme, ou uma novela, ou um comercial de TV.

Comentários sobre algumas das 14 faixas do álbum:

Carrão de Gás (Tração nas 4) e seu contraponto Carrão de Gás (Tração nas 2), a primeira um hard rock e a segunda uma balada com levada folk.

Abrigo Nuclear é um comercial de TV que satiriza a paranoia da Guerra Fria;

Melô da Economia, frenética canção bilingue – em português e economês – que lembra entrevistas de ministros da área econômica. Parodia a música Sua Estupidez de Roberto Carlos ao cantar “meus bens, meus bens”;

Bem Brasil, começa com a carta de Pero Vaz de Caminha em canto gregoriano e emenda num ótimo samba-enredo com participação especial de Caetano Veloso. O refrão continua atual:

“Aqui não tem terremoto
Aqui não tem revolução
É um país abençoado
Onde todo mundo mete a mão”

Lua de Mel, uma terna canção que descreve o romance de um casal que vai passar a Lua de Mel em Cubatão, cidade industrial do interior de São Paulo e que era considerada uma das regiões mais poluídas do mundo. Fino deboche!

Balão Trágico, paródia escrachada – e até politicamente incorreta – aos programas e músicas infantis da época, e a um dos grupos mais conhecidos: a Turma do Balão Mágico. Confesso que eu ouvia esta música com um pouco de sentimento de culpa e tentando ocultar meu riso.

OMDI_07

O Premê neste disco era um sexteto:

Marcelo Galbetti
Osvaldo Luiz
Mario Manga (Biafra)
A.C. Dal Farra
Claus Petersen
Wandi Doratiotto

A capa do álbum é uma obra cheia de ironia e humor do artista Guto Lacaz.

.

CURIOSIDADES

Mario Manga é pai da cantora Mariana Aydar. O programa do falecido Flávio Cavalcanti tinha um quadro que convidava artistas que estavam em evidência e certa vez convidou o Biafra/Mario Manga pensando que era o Byafra das músicas melosas, como Sonho de Ícaro. Mario avacalhou o sério programa do nervosinho Flávio. kkkkk.

OMDI_05

Pai e filha

Wandi Doratiotto é apresentador do ótimo programa musical Bem Brasil – mesmo nome de uma das músicas do disco – da TV Cultura. Participou de alguns comerciais de TV.

OMDI_03

Wandi no Bem Brasil

Claus Petersen, o galã da turma, também apareceu em alguns comerciais de TV, sempre fazendo papel de um sujeito sofisticado das classes altas.

.

FAIXAS

Lado A

1) Vida Besta (Azael Rodrigues, Claus, Marcelo, Mário, Osvaldo e Wandi)
2) Trampo Jóia (Wandi)
3) Amigo da Onça (Wandi)
4) Carrão de Gás – Tração Nas 4 (Wandi)
5) Abrigo Nuclear (Osvaldo Luiz)
6) Melô da Economia (Premeditando o Breque)
7) Queixada (Arrigo Barnabé)
8) Jacaré Também é Gente (Wandi)

 Lado B

1) Bem Brasil (Premeditando o Breque)
2) Lua de Mel (Marcelo, Mário Manga e Osvaldo Luiz)
3) Como Pude… (Osvaldo Luiz e Juvenal Neto)
4) Bem Feito (Osvaldo Luiz, Lúcia Turnbull e Carlos Coelho)
5) Balão Trágico (Mário Manga e Dioni Moreno)
6) Carrão de Gás – Tração Nas 2 (Wandi)

 * Grátis 2 músicas no Lado A

.

MÚSICAS

Anúncios

2 comentários sobre “Disco Nota 11: “O Melhor dos Iguais” – Premeditando o Breque

  1. mauro.pastinha@hotmail.com
    E.MAILS=2016-132 — 15/DOMINGO = 07:23
    DISCO NOTA 11 = O MELHOR DOS IGUAIS – PREMEDITANDO
    O BREQUE – Via ROCKONTRO = Obrigado companheiros
    Depois que (esperamos) desarticulamos a quadrilha PTralha e o Pais pode voltar a sorrir, nada melhor que esta ótima viagem aos anos 80. Algumas coisas daquela bela época já não mais existem porem a roubalheira chegou aos píncaros da competência.
    PAZ & BEM, E ATÉ AMANHÃ, SE DEUS NOS PERMITIR

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s