Ô Trem Bão, Sô!

trem_00

.

Ô TREM BÃO, SÔ!

Uma portaria do amigo Augusto (hoje secretário municipal de cultura) me designou para um projeto elétrico no prédio da antiga estação ferroviária de Anápolis, inaugurada em 1954 e recém-restaurada. A ideia é instalar nesse espaço o museu da imagem e do som.

Está ficando bonita!

Está ficando bonita!

Em visita ao local, Ralf (o estagiário) perguntou a Pedro Paulo (o engenheiro) se ele já havia se utilizado daquela estação para viagem insinuando que ele estaria velho. Atalhei e respondi:

– Eu viajei de trem – em referência a um passeio em 1980 com a turma de engenharia para a fazenda dos pais do João Bosco (colega de faculdade, não o cantor!).

Fiquei então pensando nas possibilidades que a música nos dá pra viajar de trem, posto que tanto uma como o outro são uma viagem:

Se você for tomar o último trem você pode escolher ir com os Monkees para Clarksville, com a Electric Light Orchestra para Londres ou na companhia de Eric Clapton e The Band para Memphis. À meia noite a viagem é com Gladys Knight & The Pips, pois sai o último trem para Georgia.

Aqui no Brasil, para Jaçanã, o último trem sai às onze horas com Adoniran Barbosa, mas o último do sertão sai às sete horas e a companhia é Raul Seixas. De Teresina a São Luiz vou com Luiz Gonzaga. No sul, Kleiton ou Kledir corre o risco de perder o matrimônio por culpa da lentidão da Maria Fumaça.

Os trens noturnos são sucesso, seja como o do Al Stewart com destino a Munique, ou os nightrains do Guns N’ Roses e do James Brown.

O Lô Borges tem experiências boas e ruins em relação aos trens e o Ian Anderson (Jethro Tull) parece passar a vida dentro de um trem. Já o Jimi Hendrix espera ansiosamente a chegada do seu trem.

Como sou de paz, prefiro Cat Stevens ao trem doido do Ozzy Osbourne.

Chega? Só mais uma: um trenzinho que uniu a música clássica à MPB: Edu Lobo canta os versos de Ferreira Gullar feitos para a melodia de Villa-Lobos.

É trem demais! Agora chega!!

Você se lembra de mais algum? Comente.

.

MAIS UNS TREM AQUI, SÔ!

Anúncios

6 comentários sobre “Ô Trem Bão, Sô!

  1. Que tema bacana, Zé! Como você disse, a música é uma viagem mesmo. Tudo a ver. Parabéns!
    Não tem nada a ver com a locomotiva, mas o Dream Theater tem um álbum chamado Train of Thought (https://www.youtube.com/watch?v=HoDCvhS-9ME)
    Tem também o Terror Train, do Demons & Wizards (https://www.youtube.com/watch?v=8dhYrLQmRlQ)
    E por último o Avantasia, com seu Runaway Train (https://www.youtube.com/watch?v=gBQf1sLwrrE)

    Curtir

  2. Excelente seu trabalho de pesquisa, Zé Maurício. A propósito, salvo engano meu, o local foi nominado como Maestro Sisenando Gonzaga Jaime, em homenagem ao meu “paipai”, projeto de lei do Mozarico.

    Curtir

  3. mauro.pastinha@hotmail.com

    E.MAILS=2016-286 – – – 16/DOMINGO = 04:18
    DISCO NOTA 11 = “Ô TREM BÃO, SÔ!”
    Via Pessoal ROCKONTRO (ZÉ MAURÍCIO)
    Verdadeiro SHOW DE BOLA – PEDRA 90 – ROCKONTRO cada vez melhor. Um TREM com 22 VAGÕES, carregados de músicas que, de uma forma ou outra, agora ou no passado, passaram pelas estradas de nossas vidas.
    P.S. = Quando pronto, o Museu da Imagem e do Som terá o nome de meu Pai -(que, ontem. faria 99 anos = 15/10/1917 – 06/08/1985)- o “MAESTRO SISENANDO JAIME” – projeto de 2007, do então Vereador Dr.MOZARICO SOARES. Desde já, é motivo de muito orgulho para todos nós seus filhos = MAURO – SÉRGIO – DIDO – RUBENS, os “THE FOUR BROTHERS”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s