David Bowie / Major Tom: O infinito de “Space Oddity” e além

major tom_03

De todos os personagens – ou seriam personas? – criados por David Bowie ao longo de sua multifacetada carreira, o Major Tom talvez seja o mais constante, o mais influente e aquele que mais se fixou no imaginário dos fãs e até de quem não curte muito o artista.

Desde de sua criação, em 1969, até a morte de seu criador em 2016, Major Tom esteve presente direta ou indiretamente, tanto na carreira de Bowie, como na de outros artistas.

 

“GROUND CONTROL TO MAJOR TOM”

Bowie se dedicou à careira solo a partir de 1964, após fazer parte de algumas bandas sem maiores consequências. E desde então perseguia o estrelato. Foi só em 1969, após ter assistido ao filme “2001, Uma Odisséia no Espaço”, de Stanley Kubrick, que ele finalmente conseguiu fazer sua primeira música de sucesso: Space Oddity, que narra a aventura do astronauta Major Tom, que após um lançamento bem sucedido, perde a comunicação com a Terra e fica a vagar pelo espaço.

major tom_01

Bowie em 1969

O sucesso de Space Oddity pode ser explicado pela sua receita perfeita – e que marcaria a música de Bowie dali para frente – de apelo pop e senso melódico bem dosados e também por sua letra que deu voz a uma legião de adolescentes que se sentem isolados e fora deste mundo. O detalhe interessante é que, naquele mesmo ano, ocorreria o primeiro pouso tripulado na lua.

AO INFINITO DE BOWIE E ALÉM

Um Major Tom, com tintas mais escuras e viciado em drogas e na fama, reaparece em 1980 na canção Ashes to Ashes. Ele anseia por um machado para quebrar o gelo e que o faça cair na Terra. Provavelmente uma alusão ao próprio Bowie e seus problemas com as drogas e a fama. Ela é uma das músicas de que mais gosto.

5zGT.gif

Major Tom em Ashes to Ashes

Em 1995, no controverso álbum “Outside”, há uma canção chamada Hallo Spaceboy. Nesta versão original não existe nenhuma referência direta a Major Tom, porém na versão remixada, que Bowie fez com os Pet Shop Boys, as citações aparecem claramente, inclusive com trechos da letra de Space Oddity. O “Bye Bye Love” – título de uma canção dos Everly Brothers –  que aparece na música, pode ser um adeus do Major Tom ao planeta Terra e à sua mulher.

blackstar1

O que sobrou do Major Tom em Blackstar

Em sua última aparição, em uma música de Bowie, Major Tom está morto e só lhe sobrou o esqueleto dentro do traje espacial, com o crânio cravejado de pedras, em um planeta desconhecido. É o que vemos no videoclipe de Blackstar (2015), do último álbum lançado por Bowie. O músico morreu poucos dias depois do lançamento do álbum, também chamado “Blackstar”, em janeiro de 2016.

AO INFINITO E ALÉM DE BOWIE

É extremamente difícil mensurar o tamanho do impacto que a arte de David Bowie, e em particular sua Space Oddity, causou no mundo da música e das outras formas de expressão artísticas. Podemos ver ecos de Major Tom/Bowie em artistas tão diversos como Lou Reed, Duran Duran, Depeche Mode, Nirvana, The Killers, Joy Division, New Order, Lana Del Rey, Marilyn Manson, Patti Smith, etc….

major tom_04

Peter Schilling posando de Major Tom

Especula-se que Elton John tenha se inspirado em Space Oddity para compor sua Rocket Man. O ator William Shatner lançou um álbum chamado “Seeking Major Tom”. Penso, porém, que a referência externa mais notável seja a canção Major Tom (Coming Home) do músico alemão Peter Schilling que fez um sucesso estrondoso no mundo inteiro entre os anos de 1983 e 1984.

MÚSICAS

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s