Disco Nota 11: “Rio” – Duran Duran

Rio_01

 

DURAN DURAN

O Duran Duran é dos grupos mais bem sucedidos da chamada new wave, sendo um dos seus mais reconhecíveis ícones. Tudo começou em 1978 em Birmingham, Inglaterra com o baixista  John Taylor e o tecladista Nick Rhodes. Alguns vocalistas, guitarristas e baterias eletrônicas depois, se juntaram à banda sucessivamente: Roger Taylor (baterista e homônimo do batera do Queen), Andy Taylor (guitarra) e Simon Le Bon (vocais). Esta é a formação que se firmou e atravessou as décadas até os nossos dias, com exceção de Andy Taylor que saiu em 2006 e nunca foi oficialmente substituído.

 

Rio_02

Da esq. p/ dir.: Roger Taylor, John Taylor, Nick Rhodes, Simon Le Bon e Andy Taylor.

O nome foi escolhido por John Taylor em referência a um personagem do filme “Barbarella”, dirigido por Roger Vadim, o Dr. Durand Durand. Aliás, a imagem é uma das mais caras preocupações do Duran Duran: figurinos, cortes de cabelo, clipes bem produzidos com belas modelos e dirigidos por cineastas, entre outras coisas.

Rio_04

Apesar de ser enquadrado dentro do subgênero new romantic, o Duran Duran tinha um estilo próprio que muito se deve à excelência de seus músicos, cujo destaque para mim é o experiente Andy Taylor que sabia ser selvagem e pesado na guitarra quando precisava. A voz de Simon Le Bon, embora não muito versátil, era compensada pelo seu grande carisma. Essas qualidades fizeram que o Duran Duran se destacasse de uma infinidade de bandas “new-qualquer-coisa” nas décadas de 1980 e 1990.

Rio_08

Barbarella (Jane Fonda) e o Dr. Durand Durand (Milo O’Shea) no filme “Barbarella”, 1968.

RIO

O segundo álbum do Duran Duran, “Rio”, de 1982 é o estado da arte quando pensamos na new wave oitentista. Um pop cheio de atitude e vibração, que agradava tanto os fãs de baladas quanto os de rocks mais enérgicos. Que o digam as duas canções mais famosas do álbum: a belíssima balada Save a Prayer e a cheia de balanço Hungry Like the Wolf. Foi justamente esta última que despertou meu interesse para a banda, pela guitarra hard de Andy Taylor.

 

Rio_06

A faixa título, Rio, se refere ao nome de uma mulher e foi inspirada pela cidade do Rio de Janeiro, que o grupo visitara um tempo antes, e faz referência ao Rio Grande que delimita a fronteira entre os Estados Unidos e o México. Destaque, nesta faixa, para os teclados de Nick Rhodes.

 A balada The Chauffeur, uma música que não é muito badalada como outras do disco é uma de minhas preferidas. E ela tem um clipe super estiloso.

Rio_09

FAIXAS

Todas as faixas compostas por Duran Duran.

Lado A

1. Rio
2. My Own Way
3. Lonely in Your Nightmare
4. Hungry Like The Wolf
5. Hold Back the Rain

Lado B

1. New Religion
2. Last Chance on the Stairway
3. Save a Prayer
4. The Chauffeur

VÍDEOS

Os clipes foram dirigidos por Russell Mulcahy.











 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s