Diálogos Musicais: “Sonata ao Luar” de Beethoven e “Because” dos Beatles

Segundo John Lennon, em certa ocasião ao escutar Yoko Ono tocar a “Sonata ao Luar”, de Beethoven, ao piano ele pediu a ela para inverter os acordes. Com o resultado da inversão John teve a ideia para escrever a canção Because.

A gravação da música pelos Beatles é um excelente exemplo de como o grupo, e o seu produtor George Martin, usavam os recursos de estúdio para criar verdadeiras obras de arte. George Martin toca a melodia de Lennon, inspirada por Beethoven, em um cravo elétrico e John a executa na guitarra. George Harrison toca um sintetizador Moog e Paul McCartney completa com o baixo. Ringo Starr, fora de cena, marcava o tempo no prato para George Martin, que o escuta por fones de ouvido enquanto dedilha o cravo.

John nas gravações de “Abbey Road”, 1969.

O ponto alto, entretanto, é a harmonia vocal feita por George (registro baixo), John (registro médio) e Paul (registro alto). Em seguida, cada uma das vozes foi multiplicada por três, o que resulta num fantástico “coral” de nove vozes.

Because foi lançada no álbum “Abbey Road”, de 1969, penúltimo a ser lançado pelos Beatles, porém o último a ser gravado.

A Sonata para Piano nº 14 é uma das músicas mais famosas do compositor alemão Ludwig van Beethoven. Ela ganhou o apelido de “ao Luar” cinco anos após a morte do músico. A peça para piano, que recebeu a indicação de “quasi una fantasia”, começa com um belo movimento lento e melancólico. É justamente este o que se tornou mais conhecido do público.

Beethoven ao piano.

A sonata foi dedicada à condessa Julie (Giulietta) Guicciardi, que havia sido aluna de Beethoven e por quem ele nutria uma grande paixão. Especula-se que ela teria sido a destinatária de uma carta que Beethoven escreveu, e nunca a enviou, chamada “À minha Amada Imortal”.

MÚSICAS


Versão do álbum

Versão só com os vocais

Beethoven – “Sonata ao Luar” – 1º movimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s