Memórias, Momentos e Músicas: Fleetwood Mac – “You Make Loving Fun”

Em meados da década de 1990, eu escutei uma música no rádio que eu me lembrava de já tê-la ouvido antes, porém não sabia o seu nome. Era uma música com um clima bastante otimista e que me agradava muito. Talvez devido a alguma informação guardada em uma gaveta perdida da memória, algo me dizia que a canção era do Fleetwood Mac. Com o tempo, acabei por esquecer a tal música.

Capa do álbum “Rumours” de 1977

Embora o álbum “Rumours”, 1977, seja um dos mais vendidos e mais comentados de todos os tempos eu nunca havia me interessado em ouvi-lo, por achar a música do Fleetwood Mac muito pop e feita para o gosto do público do EUA, e ainda acho.

A trajetória do grupo é no mínimo curiosa. Começou como uma banda de blues rock em Londres, com o baterista Mike Fleetwood, o baixista John McVie e com a participação do cantor, compositor e guitarrista Peter Green. Após algumas alterações na formação, saída de Green, entrada de Christine Perfect (futura McVie) a banda mudou-se para os EUA. Ficariam, então, conhecidos como um grupo de pop rock que vendeu milhões de discos.

Mike Fleetwood, Peter Green, John McVie, Danny Kirwan e Jeremy Spencer. Fleetwood Mac em 1968.

Há alguns dias, eu estava a ouvir, numa plataforma de streaming, os primeiros discos do Fleetwood Mac de quando ainda era uma banda britânica de blues. Foi então que eu resolvi, finalmente, dar uma chance ao badalado álbum “Rumours”, este já da fase estadunidense da banda. Ao longo das faixas algumas que não fazem muito a minha cabeça e outras bem interessantes. Até que começaram os primeiros acordes de You Making Loving Fun. Pensei comigo “Será que a música que eu gostei no passado?” Quando a bela e grave voz da britânica Christine McVie entrou eu não tive mais dúvidas: era a tal música misteriosa.

Mike Fleetwood, Christine McVie, Stevie Nicks, Lindsey Buckingham e John McVie. Fleetwood Mac em 1977.

A música é uma declaração de amor de Christine ao seu então namorado, Curry Grant, diretor de iluminação do Fleetwood Mac, com quem ela começou um relacionamento após seu divórcio do colega de banda John McVie.

VÍDEOS



Ao vivo em 1997.

4 comentários sobre “Memórias, Momentos e Músicas: Fleetwood Mac – “You Make Loving Fun”

  1. Comigo foi a mesma coisa. 77, ouvia as super FMs e esta música mexia comigo. Passados quase 30 anos, é que me caiu a ficha se tratar do Fleetwood Mac. Bons tempos, em que até o pop era bem feito. Parabéns pelo resgate.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Voce esqueceu de falar da fantastica cantora, front-woman, multi-intrumentista e compositora Stevie Nicks, e do incrível guitarrista Lindsey Buckingham, que além de ser um tremendo cantor e tinha composições sensacionais que mudaram o som do Fleetwood Mac.
    Uma verdadeira aula de bom gosto!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s