“E se Deus fosse um de nós?” Memórias, Momentos e Músicas: Joan Osborne – “One of Us”


Uma canção arrebatadora! A primeira vez que a ouvi foi no clipe que passava na MTV, em meados da década de 1990. A música se chama One of Us e é interpretada pela cantora estadunidense Joan Osborne, faz parte de seu segundo álbum solo, “Relish” de 1995.

É um pop rock delicioso com um refrão poderoso. Composta pelo guitarrista Eric Bazillian, que participava das gravações do álbum de Joan, ela entrou quase por acaso no disco, uma vez que o repertório da cantora é mais voltado para o country rock.

Apesar de ter gostado muito da música, eu só fui me interessar mais profundamente por ela depois de assistir ao filme “Vanilla Sky”, 2001, de Cameron Crowe. O personagem principal do filme, David Aames (Tom Cruise) canta o refrão enquanto está numa maca de hospital, a caminho de uma cirurgia. Aliás, a trilha sonora de “Vanilla Sky” é um espetáculo, mas não tem “One of Us”, por isso eu acabei comprando o álbum “Relish” por causa de dela, mas o disco é muito bom.

Capas de “Relish” e “Vanilla Sky”

Na introdução da música aparece um trecho de uma antiga canção folclórica, The Airplane Ride, cantada a capella por Alan e Elizabeth Lomax.

E eu, que já gostava da música, fiquei apaixonado depois que entendi a sua letra. “E se Deus fosse um de nós?” é o tema da música. Ela aborda de maneira simples e honesta a questão da fé. “Se você estivesse cara a cara com Deus, o que perguntaria a ele?” e “Se Deus fosse apenas um estranho no ônibus, tentando ir para casa?”

A canção é um exemplo de perfeição: melodia bonita, letra tocante, refrão pungente e um belo riff de guitarra. Destaca-se o esforço de Joan Osborne em cantar um tipo de música que não era o qual ela estava acostumada a cantar até então.

VÍDEOS


Videoclipe

Trecho de “Vanilla Sky” com “One of Us”

Deixe um comentário