Big Audio Dynamite: Mistura explosiva

 Paulo Fernandes 

Mick Jones, mais conhecido por ter sido guitarrista do Clash, fez uma explosiva mistura de ritmos em seu grupo pós-Clash, o Big Audio Dynamite

BAD_CP 

O AUGE DO CLASH E AS BRIGAS

 Apesar do sucesso do álbum “Combat Rock”, de 1982, do Clash, o ambiente dentro do grupo estava péssimo. O baterista Topper Headon foi demitido por problemas com drogas e as divergências entre Mick Jones e Joe Strummer se acirraram de tal maneira que Jones saiu em setembro de 1983.

 

PUNK REGGAE

Após sua saída do Clash, Mick Jones e o diretor de cinema e fotográfo Don Letts fundaram, em 1984, o Big Audio Dynamite (ou simplesmente BAD ou ainda Big Audio) com uma proposta ainda mais radical de mistura de ritmos do que a que acontecia no Clash: punk, reggae, dub, new wave, funk, pop, hip hop…

BAD_00

 

 ESCADINHA E O PARCEIRO STRUMMER

 Em suas diversas denominações e formações, sempre sob a liderança de Mick Jones, o BAD lançou nove álbuns entre 1985 e 1997. 

BAD_04

Destaque para o segundo álbum “No. 10, Upping St.” (paródia do endereço oficial dos primeiros ministros britânicos – No. 10, Downing St.), de 1986, por duas razões: 

BAD_03

A primeira é que esse álbum marca a reaproximação entre Jones e Strummer. Esta fantástica parceria dos tempos de Clash marca presença na produção do álbum e na composição de 5 das 9 faixas. 

Joe Strummer e Mick Jones nas gravações do álbum

Joe Strummer e Mick Jones nas gravações do álbum

E a segunda é a citação de questões brasileiras na faixa Sambadrome, que trata de samba e do bandido Escadinha, com direito a samplers do áudio do filme “Pixote, A Lei do Mais Fraco”, da narração do locutor Osmar Santos para um jogo da seleção brasileira de futebol e uma transmissão do radialista policial Afanázio Jazadji. 

BAD_01

Se o Clash já não existia mais, pelo menos por um breve momento tivemos a dupla Strummer e Jones  junta novamente.

 

AINDA NA ATIVA

 Oficialmente o Big Audio Dynamite ainda existe (realizou algumas apresentações em 2011), embora não haja a perspectiva de novos lançamentos. Enquanto isso Mick Kones participa de outros projetos: a banda de rock Carbon/Silicon e como musico convidado do Gorillaz.

 

MÚSICAS

Clique na imagem para ouvir e ver:

BAD_CP1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s