Little Richard: A Energia Explosiva do Rock ‘n Roll

Paulo Fernandes

Little Richard_00

BALANÇO E EXPLOSÃO

Richard Wayne Penniman chegou um pouquinho depois de gente como Chuck Berry, Elvis Presley ou Bill Haley, porém injetou uma energia explosiva sem igual ao nascente rock and roll.

 Little Richard_01

Little Richard, como ficou conhecido, pegou o estilo inflamado do gospel cantado pelos negros estadunidenses em suas igrejas e acrescentou sua maneira tresloucada e exagerada de se apresentar, se vestir e tocar piano. Essa combinação fez de Little Richard, pelo menos no início de sua carreira na década de 1950, um dos maiores showmen da história do rock.

 Little Richard_02

 

A-WOP-BOP-A-LOO-BOP-LOP-BAM-BOOM

Era impossível ficar parado num show de Richard, pois ele punha todo mundo para pular. O primeiro grande sucesso foi em 1955 com a música Tutti Frutti, a do “A-Wop-Bop-A-Loo-Bop-Lop-Bam-Boom”, gravada também por Elvis.

Little Richard_08

Seguiram-se vários sucessos, regravados por muita gente boa incluindo os Beatles, Long Tall Sally, Lucille e Keep A Knockin (cuja batida influenciou a música Rock & Roll do Led Zeppelin).

Little Richard_05

DEUS OU O DIABO

 Ainda na década de 1950, Little Richard abandonou pela primeira vez sua carreira roqueira, atormentado por questões relativas à sua sexualidade, e voltou-se para uma vida religiosa, chegando a se tornar pastor evangélico.

 Little Richard_06

Com o renovado interesse das gerações das décadas de 1960 e 1970 pelas origens do rock, Richard retomou sua carreira. Porém se a energia do intérprete ainda era vigorosa, a do compositor minguou e pouca coisa nova, e boa, apareceu desde então.

Little Richard_04

 

 

MÚSICAS

 

Clique na imagem para ouvir:

Little Richard_GV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s