Messias Reis
Publicado originalmente em 06/10/2010
Janis Joplin nasceu na cidade de Port Arthur, Texas, Estados Unidos, no dia 19 de janeiro de 1943, e desde cedo teve a influência do blues e folk.
Janis sempre sentiu-se deslocada do mundo que a rodeava. Durante seu período na universidade, era chamada de “homem mais feio”, pelo seu modo de vestir e sua forma de agir.
Janis se considerava feia, e mesmo depois do sucesso ela não mudou sua opinião, e sempre dizia que as pessoas apenas a aturavam por ser uma boa artista.
Após se juntar ao Big Brother and the Holding Company em 1966, ela alcançou enorme sucesso no Festival de Monterey no ano seguinte.
Em 1968, o sucesso do álbum “Cheap Thrills”, como cantora do Big Brother and the Holding Company, catapultou Janis ao estrelato. Seu primeiro álbum como artista solo é “I Got Dem Ol’ Kozmic Blues Again Mama!” de 1969.
Ela esteve no Brasil em 1970, quando foi impedida de entrar em um desfile de escola de samba, não foi muito bem recepcionada em um show no Rio de Janeiro, pois eles esperavam uma estrela de Hollywood, e ela aparece com seu estilo hippie.
Ela morreu no dia 4 de outubro de 1970, por overdose de heroína. Foi encontrada deitada de bruços, com o nariz quebrado, provavelmente pela queda, e também havia marcas em seu braço, provavelmente pelo uso da substância.
Embora isso tudo tenha acontecido há mais de 40 anos, confesso que fui pego de surpresa quando a ouvi e a vi cantando (em vídeo, claro!), com sua forma de gesticular, sua voz incomparável e ainda assim com um jeitinho de menina.
“Pearl”, de 1971, álbum que foi lançado após sua morte é o meu disco favorito de Janis e nele está a canção dela que eu mais gosto: Mercedes Benz, cantar apenas com uma batida como acompanhamento, só mesmo com sua a voz.
MÚSICAS
Clique na imagem para ouvir e ver: