Quem é quem no The Who

Fábio Finotti

Postado originalmente  em 18/01/2011

The-Who4

 

Na minha infância os meus programas televisivos favoritos eram aqueles que passavam videoclipes, e de todos os videoclipes que assisti a minha mais duradoura lembrança é a aparição da banda The Who tocando a música My Generation, em um programa chamado “Smothers Brothers Comedy Hours” realizado no longínquo ano de 1967. Lembro-me de comentar com meu irmão, quatro anos mais velho, o quão rápido era o dedilhar do John Entwistle em seu baixo, como eram incríveis os movimentos do Pete Townshend na guitarra, a força da bateria do Keith Moon,  e por fim a atitude do seu cantor Roger Daltrey.

The Who in 1966

Formada por moradores do bairro Londrino chamado Shepherd’s Bush, passou por vários nomes e formações no seu início, tornando-se oficialmente The Who em 1964. A princípio influenciada pelo skiffle e pelo movimento cultural mod, mas logo definiu seu estilo e criou o slogan “Maximum R&B”. No início suas apresentações ficaram famosas pela quebra de instrumentos no final dos shows, especialmente pelo Pete Townshend, cuja destruição de guitarras tornar-se-ia um clichê do rock, e o alucinado Keith Moon, mandando seu kit de bateria pelos ares.

The-Who4_04

Em seu disco de estreia, chamado “My Generation”, entre outras canções que se tornariam hinos do movimento Mod, destaca-se a faixa-título My Generation, com seu famoso verso “I hope I die before I get old”. Com a evolução do som, as músicas tornavam se mais provocativas, enquanto o compositor Townshend passava a tratar os álbuns como projetos unificados, sendo a sua primeira experiência neste campo foi o álbum “A Quick One” de 1966 em que traziam uma coleção de canções que unidas contavam uma estória chamada A Quick One, While He’s Away, considerada uma mini ópera-rock.

British Band 'The Who'

Na sequência veio o álbum conceitual “The Who Sell Out”de 1967, no qual havia uma simulação de transmissão de rádio pirata, então em seu auge no Reino Unido, incluindo até jingles e propagandas.

The-Who4_05

Na busca de uma espiritualidade em meio a uma época conturbada e influenciado pelos ensinamentos do guru Meher Baba, Townshend concebeu o álbum “Tommy” de 1969, uma ópera rock completa que foi a pioneira no gênero a alcançar sucesso.

The-Who4_07

Após de conhecer o sucesso com “Tommy”, Townshend criou um projeto maluco para um álbum chamado “Lifehouse” que se mostrou extremamente confuso até mesmo para o próprio compositor, mas que gerou o que considero o maior álbum da banda, “Who’s Next”, que por si só vale uma resenha.

The-Who4_06

Depois disto veio mais uma ópera-rock chamada “Quadrophenia”, de 1973, e os discos “Who by Numbers”de 1975 e “Who are You”de 1978, no qual a música-título ficou famosa pela abertura da franquia de seriados “CSI”, mas que foi ofuscado pela morte do baterista Keith Moon no início de setembro do mesmo ano, e assim selando o destino da banda que não obteve o mesmo sucesso de antes e se dispersou em 1982.

Woodstock:  The Who 2

O Who no Festival de Woodstock

Atualmente a banda está novamente ativa com Zak Starkey, filho de Ringo Starr e afilhado de Moon, na bateria, e Pino Palladino substituto John Entwistle que faleceu de um infarto em 2002.

The-Who4_09

Daltrey e Towshend em show de 2013

MÚSICAS

Clique na imagem para ouvir e ver:

The-Who4_CP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s