ENTRE O JAZZ ROCK E A BALADA MELOSA
Se você conhece a balada If You Leave Me Now, talvez não saiba que ela pertence a um grupo que era, a princípio, uma verdadeira big band, aos moldes dos grupos de jazz, e que fazia uma mistura energética e excitante de rock, jazz e música clássica.
Pois é, a partir do sucesso estrondoso dessa baladona de 1976, o jazz rock foi cedendo cada vez mais espaço para baladas ainda mais melosas e grudentas, a ponto de perder todo o seu pique inicial.
Mas chega de críticas ressentidas e vamos falar do Chicago que realmente interessa, aquele que nasceu em 1969 com o nome de Chicago Transit Authority (e que teve que reduzir o nome por problemas com a autoridade de trânsito de Chicago) e vai até o álbum “Chicago VII” de 1974.
CHICAGO DO JAZZ ROCK
Os músicos que faziam parte do grupo desde o primeiro álbum, “Chicago Transit Authority” (1969) até 1974:
Peter Cetera: baixo, vocais
Terry Kath: guitarra, vocais
Robert Lamm: teclados, vocais
Lee Loughnane: trompete, vocais
James Pankow: trombone
Walter Parazaider: flauta, oboé,vocais
Danny Seraphine: bateria

Em sentido horário a partir da esquerda: Pete Cetera, James Pankow, Lee Loughnane, Terry Kath, Walter Parazaider, Danny Seraphine and Robert Lamm
O percussionista brasileiro Laudir de Oliveira tocou como músico convidado nos álbuns “Chicago VI” (1973) e “Chicago VII” (1974) e foi efetivado como membro do grupo a partir de “Chicago VII” de 1975.
A variedade de vozes solistas que escutamos nesse período de ouro do Chicago era um elemento a mais de interesse, principalmente o contraste entre a vozes de tenor Peter Cetera e a um pouco mais grave de Robert Lamm ou a de barítono de Terry Kath.
É claro que no meio da mistura citada acima havia espaço para músicas mais leves e de levada pop, mas o equilíbrio garantia a qualidade de baladas como a famosa Happy Man.
Outra coisa que chama nossa atenção nesses sete primeiros álbuns (incluindo o “IV” que é ao vivo), além da qualidade e diversidade musical, é a quantidade de material, pois apenas o “V” e o “VI” não foram lançados em vinil duplo.
Para quem conhece apenas o Chicago das baladonas, o álbum da Galeria de Vídeos pode até surpreender. A propósito If You Leave Me Now não consta da lista.
MÚSICAS
Clique na imagem para ouvir e ver: