Spiritualized: Gospel Psicodélico

Paulo Fernandes

Spiritualized (10)

CONJUNÇÃO PLANETÁRIA

Gosto muito de descobrir coisas novas do passado. Neste caso houve uma coincidência de estímulos simultâneos: o Fábio Lara havia me passado algumas músicas do Spiritualized, grupo que até então eu não conhecia, e li sobre essa banda no livro “1001 Discos para Ouvir antes de Morrer”. Dois dos álbuns do Spiritualized fazem parte dos tais “1001 Discos”: “Lazer Guided Melodies” (1992) e “Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space” (1997). Comprei este último álbum, em vinil numa capa desenhada como embalagem de remédio, e gostei muito.

 ladies_gentle_lp

GOSPEL PSICODÉLICO

A música do Spiritualized é cheia de climas, camadas e nuances. Variações melódicas e rítmicas que não dão lugar à monotonia e à indiferença. Uma sonoridade inusitada é a utilização de elementos melódicos e harmônicos do gospel.

Spiritualized (8)

Surgido das cinzas do Spacemen 3, grupo de space rock inglês, o Spiritualized tem como principal força-motriz o cantor, compositor e multi-instrumentista Jason Pierce (também conhecido pelo codinome J. Spaceman). Entre 1992 e 2012 o grupo, cujo único membro fixo é Pierce, lançou 7 álbuns de estúdio, com destaque para o excepcional “Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space” de 1997, com seu “gospel psicodélico sobre corações partidos e abuso de drogas”.

Spiritualized in concert - London

MERGULHO NO INFINITO

Tarefa difícil é tentar definir a música do Spiritualized, só mesmo escutando-a e mergulhando de cabeça nesse mar (ou seria o espaço sideral?) de infinitas possibilidades, por vezes calmo, por vezes agitado, mas nunca chato e sempre belo, inquietante e surpreendente.

Spiritualized (2) 

MÚSICAS

Clique na imagem para ouvir:

Spiritualized_CP_1

Anúncios

2 comentários sobre “Spiritualized: Gospel Psicodélico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s