T. Rex: Guerreiro Elétrico

Paulo Fernandes

 

TRex_02

  

TYRANNOSAURUS REX

No começo, isso em 1967, era mais uma banda do underground londrino e se chamava Tyrannosaurus Rex. Seu líder e criador era o cantor, compositor e guitarrista Marc Bolan. Com esse nome, Marc Bolan e cia. gravaram quatro álbuns de folk psicodélico e de pouco sucesso, todos produzidos por Tony Visconti.

 TRex_01

 

ENCURTANDO O NOME E ESTICANDO O SUCESSO

Em determinado ponto do ano de 1970, o encurtamento do nome do grupo, que vinha ocorrendo com certa freqüência, foi oficializado. A partir de então a banda passou a ser chamada apenas de T. Rex. Paralelamente a isso, a sonoridade também sofreu uma guinada em direção ao glam rock de apelo mais pop. Pronto! O caminho do sucesso comercial estava aberto para a criatura chamada T. Rex.

O percussionista e amigo Mickey Finn e Marc Bolan

O percussionista e amigo Mickey Finn e Marc Bolan

Foram 8 álbuns em 8 anos: de “T. Rex” (1970) a “Dandy in the Underworld” (1977) e inúmeros hits. O melhor da produção do T. Rex está concentrado nos álbuns “Electric Warrior” (1971), “The Slider” (1972) e “Tanx” (1973).

TRex_07

A fórmula de sucesso do T. Rex incluía rocks ágeis e baladas contagiantes numa roupagem elegante e vibrante. A figura singular de Marc Bolan, carismática e cheia de sex appeal, também ajudou a moldar a imagem do grupo que encantou personalidades como David Bowie, Elton John e Ringo Starr.

Elton John, Marc Bolan, Ringo Starr e Mickey Finn

Elton John, Marc Bolan, Ringo Starr e Mickey Finn

DECADÊNCIA E TRAGÉDIA

À medida que a fama e a fortuna cresceram, o ego de Bolan cresceu junto. A mistura de egocentrismo e drogas resultou num período de perda de prestígio junto ao público e à crítica.

 TRex_05

Após três álbuns irregulares, em 1977 Bolan começa a ensaiar uma reação com boa recepção de “Dandy in the Underworld”, o décimo-segundo da banda. Infelizmente essa volta ao sucesso foi tragicamente interrompida com a morte de Marc Bolan, em setembro de 1977, num acidente automobilístico: o carro era dirigido por sua amiga Gloria Jones, ela perdeu o controle e se chocou com uma árvore. Bolan tinha apenas 29 anos quando morreu.

 TRex_08

O local do acidente, nos arredores de Londres, se tornou ponto de peregrinação e homenagens ao ídolo morto.

 

O LEGADO DO T. REX

O legado de Marc Bolan e seu T. Rex pode ser sentido até hoje, seja no punk, no hard rock ou no britpop. Vários grupos já deixaram claro seu débito para com o T. Rex: Smiths, Bauhaus, Guns ‘N Roses, Ramones, Oasis e, mais recentemente, My Chemical Romance.

 T.-Rex-Gif

 

 

 

MÚSICAS

Clique na imagem para ouvir e ver:

TRex_GV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s