TYRANNOSAURUS REX
No começo, isso em 1967, era mais uma banda do underground londrino e se chamava Tyrannosaurus Rex. Seu líder e criador era o cantor, compositor e guitarrista Marc Bolan. Com esse nome, Marc Bolan e cia. gravaram quatro álbuns de folk psicodélico e de pouco sucesso, todos produzidos por Tony Visconti.
ENCURTA-SE NOME E ESTICA-SE O SUCESSO
Em determinado ponto do ano de 1970, o encurtamento do nome do grupo, que vinha ocorrendo com certa frequência, foi oficializado. A partir de então a banda passou a ser chamada apenas de T. Rex. Paralelamente a isso, a sonoridade também sofreu uma guinada em direção ao glam rock de apelo mais pop. Pronto! O caminho do sucesso comercial estava aberto para a criatura chamada T. Rex.
Foram 8 álbuns em 8 anos: de “T. Rex” (1970) a “Dandy in the Underworld” (1977) e inúmeros hits. O melhor da produção do T. Rex está concentrado nos álbuns “Electric Warrior” (1971), “The Slider” (1972) e “Tanx” (1973).
A fórmula de sucesso do T. Rex incluía rocks ágeis e baladas contagiantes numa roupagem elegante e vibrante. A figura singular de Marc Bolan, carismática e cheia de sex appeal, também ajudou a moldar a imagem do grupo que encantou personalidades como David Bowie, Elton John e Ringo Starr.
DECADÊNCIA E TRAGÉDIA
À medida que a fama e a fortuna cresceram, o ego de Bolan cresceu junto. A mistura de egocentrismo e drogas resultou num período de perda de prestígio junto ao público e à crítica.
Após três álbuns irregulares, em 1977 Bolan começa a ensaiar uma reação com boa recepção de “Dandy in the Underworld”, o décimo-segundo da banda. Infelizmente essa volta ao sucesso foi tragicamente interrompida com a morte de Marc Bolan, em setembro de 1977, num acidente automobilístico: o carro era dirigido por sua amiga Gloria Jones, ela perdeu o controle e se chocou com uma árvore. Bolan tinha apenas 29 anos quando morreu.
O local do acidente, nos arredores de Londres, se tornou ponto de peregrinação e homenagens ao ídolo morto.
O LEGADO DO T. REX
O legado de Marc Bolan e seu T. Rex pode ser sentido até hoje, seja no punk, no hard rock ou no britpop. Vários grupos já deixaram claro seu débito para com o T. Rex: Smiths, Bauhaus, Guns ‘N Roses, Ramones, Oasis e, mais recentemente, My Chemical Romance.
MÚSICAS