Paulo Fernandes
Publicado originalmente em 21/10/2010
Há alguns dias a Carolina me perguntou se haveria algum disco recente, dos últimos 10 anos, que eu considero um Nota 11. Confesso que de pronto não consegui responder.
Depois, consultando meus registros, verifiquei que existem 6 discos, que foram lançados entre 2000 e 2010, que classifiquei com Nota 11. É caso de “Broken Boy Soldiers“ dos Raconteurs.
.
JACK WHITE
O guitarrista, compositor, cantor e produtor musical Jack White, nascido em Detroit em 1975, é conhecido por seu espírito inquieto e sua capacidade de trabalhar em diversos projetos musicais distintos.
O primeiro desses projetos a ter alcance mundial foi o duo White Stripes. Com um rock calcado no blues e tendo no virtuosismo de Jack White na guitarra o seu ponto alto, o White Stripes lançou trabalhos muito interessantes (inclusive o espetacular “Get Behind Me Satan”, tema de artigo futuro nos Discos Nota 11). A principal crítica à banda é a bateria limitadíssima de Meg White, que em alguns momentos quase apaga o brilho das composições de Jack.
.
OS RACONTEURS
Se você, assim como eu, achava que se as músicas do White Stripes tivessem uma seção rítmica de baixo e bateria seriam perfeitas, como diria o Casseta & Planeta: “seus problemas se acabaram-se”, Raconteurs é a solução. Raconteur é uma palavra francesa para contador de histórias.
A idéia para tal grupo surgiu em 2005 quando Jack White e seu amigo Brendan Benson escreveram a música Steady, as She Goes. Chamaram então o baixista Jack Lawrence e o baterista Patrick Keeler, e pronto! Nasceu The Raconteurs, e já com status de supergrupo (termo surgido nos anos 1960 para designar associações formadas por membros de diferentes bandas de sucesso, um dos primeiros supergrupos foi o Cream).
.
SOLDADINHOS QUEBRADOS
Lançado em 2006 o disco “Broken Boy Soldiers” possui uma diversidade sonora que passeia pelo hard, pelo folk e, principalmente, pelo blues rock. Ao ouvir o disco somos tomados por um sentimento de já termos ouvido aqueles sons, soam bastante familiares, principalmente as fortes reminiscências ao Led Zeppelin e os riffs de guitarra setentistas, porém com um frescor de novidade e uma qualidade impecável de produção.
Os músicos são de primeira linha e o vocal de Brendan Benson casou-se perfeitamente com a voz de Jack White. Destaques para a irresistível Steady, as She Goes, as zeppelilianas Hands e Level e o blues pesado Blue Veins.
Os Raconteurs lançariam posteriormente seu segundo disco, e tão bom quanto este primeiro, “Consolers of the Lonely“. Porém o agoniado Jack White parece não querer continuar esse projeto que, ao revirar o passado, injetou uma energia renovada no rock do presente.
.
FAIXAS
Todas as faixas foram compostas por Jack White e Brendan Benson
Lado A
1) Steady, As She Goes
2) Hands
3) Broken Boy Soldier
4) Intimate Secretary
5) Together
Lado B
1) Level
2) Store Bought Bones
3) Yellow Sun
4) Call It a Day
5) Blue Veins
.
MÚSICAS
Ouça o álbum completo: