Paulo Fernandes
.
BELAS BALADAS
Algumas coisas naquele LP que meu irmão colocou para tocar, isso pelos idos de 1973, me intrigaram bastante: uma era que o Lado A era cheio de lindas baladas, enquanto o Lado B havia alguns rocks sem muita emoção, a outra o nome do grupo – Bread. O resultado é que dali em diante eu passei a devorar (escutar) só uma metade daquele pão e a primeira faixa da outra metade, a ótima Mother Freedom.
Esse disco era uma coletânea, chamada “The Best of Bread”, lançada em 1973, ano em que o Bread acabou pela primeira vez. As seis irrepreensíveis canções do Lado A, que culminava com a belíssima (minha favorita) If, era a prova que a praia desse grupo, nascido em Los Angeles, era a balada – ou o que hoje se rotula horrivelmente como soft rock (outro termo que abomino é rock clássico, algo que não diz absolutamente nada).
.
AS FATIAS DO PÃO
Tendo a frente os compositores David Gates e Jimmy Griffin, o Bread começou suas atividades em 1968. O sucesso chegou em 1970 com a canção Make It with You. Daí em diante foram várias as músicas a entrar na parada de sucessos. O que deveria ser um elemento de motivação, acabou por gerar uma tensão insustentável entre Gates e Griffin, já que todos os sucessos eram de autoria do primeiro, e culminou com o desmanche da banda em 1973.
Em 1976, por insistência da gravadora, o Bread se reuniu e gravou mais um álbum, para se separar logo em seguida. Gates investiu em uma carreira solo de relativo sucesso, mas hoje está aposentado.
.
.
Clique na imagem abaixo para ouvir:
GRATÍSSIMO, MAIS UMA VEZ. Com sua licença, vai ser meu email SCP/2014-238.2, no próximo sábado (30/08). Canto IF e AUBREY. Morro de vontade de cantar THE GUITTAR MAN, mas nunca encontrei um playback que prestasse.
CurtirCurtido por 1 pessoa