As Belas Baladas do Bread

Paulo Fernandes

Bread_CP

.

BELAS BALADAS

Algumas coisas naquele LP que meu irmão colocou para tocar, isso pelos idos de 1973, me intrigaram bastante: uma era que o Lado A era cheio de lindas baladas, enquanto o Lado B havia alguns rocks sem muita emoção, a outra o nome do grupo – Bread. O resultado é que dali em diante eu passei a devorar (escutar) só uma metade daquele pão e a primeira faixa da outra metade, a ótima Mother Freedom.

 Bread_05

Esse disco era uma coletânea, chamada “The Best of Bread”, lançada em 1973, ano em que o Bread acabou pela primeira vez. As seis irrepreensíveis canções do Lado A, que culminava com a belíssima (minha favorita) If, era a prova que a praia desse grupo, nascido em Los Angeles, era a balada – ou o que hoje se rotula horrivelmente como soft rock (outro termo que abomino é rock clássico, algo que não diz absolutamente nada).

.

AS FATIAS DO PÃO

Tendo a frente os compositores David Gates e Jimmy Griffin, o Bread começou suas atividades em 1968. O sucesso chegou em 1970 com a canção Make It with You. Daí em diante foram várias as músicas a entrar na parada de sucessos. O que deveria ser um elemento de motivação, acabou por gerar uma tensão insustentável entre Gates e Griffin, já que todos os sucessos eram de autoria do primeiro, e culminou com o desmanche da banda em 1973.

Bread_04

Em 1976, por insistência da gravadora, o Bread se reuniu e gravou mais um álbum, para se separar logo em seguida. Gates investiu em uma carreira solo de relativo sucesso, mas hoje está aposentado.

.

MÚSICAS

.

Clique na imagem abaixo para ouvir:

Bread_GV

 

Anúncios

Um comentário sobre “As Belas Baladas do Bread

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s