The United States of America: Psicodelia Comunista

Paulo Fernandes

TUSA_03

.

PSICODELIA COMUNISTA

Lendo o livro “1001 Discos para Ouvir antes de Morrer” me deparei com o único disco desse grupo singular chamado The United States of America. Gostei da capa do disco e da descrição do som do grupo, e gostei mais ainda ao ouvir o disco.

Ao contrário do que possa parecer pelo nome, o The U.S.A não era um bando de bobocas ufanistas cometendo patriotadas pró Tio Sam. Ao contrário, era uma banda bastante engajada politicamente, e discutia, de maneira crítica, as contradições políticas e sociais dos EUA.

TUSA_04

Joseph Byrd havia sido aluno do compositor de vanguarda John Cage quando decidiu, em 1967, fundar uma banda nada convencional. Seu som carregava um conjunto de influências da psicodelia, da música eletrônica e da vanguarda erudita e do rock progressivo. Ao contrário da ênfase dada à guitarra elétrica por seus contemporâneos de final de anos 60, o The U.S.A. não tinha nenhuma guitarra. Ao invés disso usavam bastante os teclados e os sintetizadores e também outros instrumentos de cordas.

TUSA_01

O que cada um fazia:

Joseph Byrd:  teclados acústicos e eletrônicos,  sintetizadores
Dorothy Moskowitz:  vocais
Gordon Marron: violino elétrico, modulador de ondas
Rand Forbes: baixo elétrico
Craig Woodson: bateria elétrica e percussão
Ed Bogas: órgão ocasional e piano

.

APENAS UM ÁLBUM

Em 1968, a banda havia começado no ano anterior, lançaram seu único álbum, “The United States of America”. O álbum vendeu muito mal, apesar do apoio da crítica, o que contribuiu para o fim prematuro do grupo.

TUSA_02

A banda creditou o fracasso ao pouco caso que a gravadora fez na promoção do disco, nas palavras de Joseph Byrd: “Não havia muito entusiasmo dos executivos por uma banda cujo nome eles detestavam, cuja música não entendiam e que tinha convicções políticas que consideravam uma traição à pátria”.

Mas o tempo provou que é um disco muito interessante e surpreendente até hoje, e que precisa ser ouvido várias vezes, em alguns pontos encanta e em outros até assusta.

TUSA_05

A capa é muito bonita e a versão em vinil vem com uma sobrecapa de papelão.

.

MÚSICAS

.

Clique na imagem para ouvir:

TUSA_GV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s