Música, Teu Nome É Mulher

Paulo Fernandes

Música Mulher_02

 

Este texto é dedicado a duas de minhas musas: Carolina e Gabriela.

.

AS MUSAS

As musas, na mitologia grega, são divindades femininas que têm o poder de inspirar nas pessoas a criação artística. Filhas do poderoso senhor do Olimpo, Zeus, e de Mnemósine, deusa da memória.

As 9 Musas da mitologia grega

As 9 Musas da mitologia grega

Ao todo são nove as musas, e dentre elas está Euterpe, a musa da música. A propósito a palavra Música é derivada de musa.

.

MÚSICAS PARA AS MUSAS

Por extensão, a palavra musa designa também a mulher que inspira um determinado artista a criar determinada obra.

No caso da música, temos vários exemplos de artistas que escreveram músicas para suas amadas (reais ou imaginárias). Para mim o melhor exemplo é Chico Buarque, que deve ter mais de 30 músicas com nomes de mulher no título.

Chico Buarque

Chico Buarque

Há algumas décadas, meu amigo e colega de faculdade, Carlos Alberto teve uma idéia e a colocou em prática: reunir todas as músicas do Chico Buarque que tinham nome de mulher em seu título, numa mesma “mídia”, como não existia nem CD, nem mp3, ele as colocou em fita cassete mesmo.

Eu adorei a ideia, e fiz algumas brincadeiras com temas que unem músicas distintas ao longo desse tempo (da década de 1980 para cá), a exemplo do personagem Rob Gordon (John Cusack) no filme “Alta Fidelidade”. Montei cassetes ou CDs com temas como Músicas para Viajar de Carro, Músicas que não Deveriam Ter Fim, Músicas com Nomes de Cidades e outras maluquices.

A musa Euterpe

A musa Euterpe

Como uma homenagem ao Carlos Alberto e à sua ideia, reuni aqui, não as músicas do Chico Buarque – pois infelizmente ele não tem nenhum rock com nome de mulher – mas alguns rocks que possuem um nome de mulher em seu título.

.

MÚSICAS

.

Selecionei 30 músicas. Como é impossível lembrar-me de todas, eu deixo aos leitores a tarefa de completar o álbum de vídeos. Fiquem à vontade!

Clique na imagem abaixo para ouvir e ver:

Música Mulher_GV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s