Disco Nota 11: “Cássia Eller” (1994) – Cássia Eller

Paulo Fernandes

Cássia_00

 .

Eu morava em Buriti Alegre quando a música Maladragem – de Cazuza e Frejat, mas reinventada por Cássia Eller – invadiu nossos lares e automóveis de uma forma arrasadora. Minha filha Carolina ainda era uma garotinha e se transformou numa fã dessa intérprete (na melhor acepção da palavra) incrível e única, graças a tal música. Carol mal se conteve de alegria quando eu cheguei em casa com o terceiro disco de Cássia Eller em CD. E Malandragem era só uma dentre as inúmeras pérolas e reinvenções contidas no álbum chamado simplesmente “Cássia Eller”.

.

UMA JOGADA ARRISCADA

Por incrível que pareça este álbum correu sério risco de não ser lançado. Após dois álbuns – “Cássia Eller” de 1990 e “O Marginal” de 1992 – que tiveram muito pouco sucesso, Cássia Eller gravou as músicas que viriam a compor seu terceiro álbum sem o conhecimento de sua gravadora. Ela estava decidida, caso sua jogada não desse certo, a pedir demissão da PolyGram. Finalizadas as gravações, a empresa gostou do que ouviu e o disco foi lançado, em 1984, e se tornou o primeiro álbum de sucesso de Cássia.

Cássia_03

.

PARA ESQUECER AS ORIGINAIS

Alguém está lembrado da versão original de Partners, rock do RPM que abre o disco? Pois é, ficou na poeira do tempo ultrapassada por uma interpretação bombástica de Cássia Eller. E é dessa forma com quase todas as outras regravações que estão no álbum, eu teria só uma ressalva: Try a Little Tenderness – música da década de 30 com inúmeras interpretações, sendo a mais famosa de Otis Redding – que penso não ter ficado tão boa na voz potente de Cássia.

O filho de Cássia Eller, Chicão, era amamentado pela mãe  nos intervalos de gravação do álbum.

Chicão, Cássia e Eugênia. As sessões de gravação do álbum eram interrompidas para a amamentação do filho da cantora.

Malandragem e E.C.T. são as únicas músicas inéditas do álbum. A música de Cazuza e Frejat havia sido feita para Ângela Ro Ro, ela não só não a gravou como autorizou que   Cássia gravasse. Já E.C.T. é uma composição de Nando Reis, Marisa Monte e Carlinhos Brown. Acho que esta última é a minha preferida do álbum.

Cássia Eller se aventura em músicas, e as recria, de variados gêneros e se dá bem em todas. O tempero roqueiro dado à nordestina Coroné Antônio Bento, sucesso da década de 70 com Tim Maia, é um bom exemplo disso. Até samba de Ataulfo Alves tem no disco: Na Cadência do Samba.

FOTOS_06.tif

Que me desculpe o Messias, mas todas as regravações de músicas do Renato Russo, que Cássia Eller fez, ficaram melhores do que as originais. Neste álbum são duas: 1º de Julho e Música Urbana 2. E ainda tem canções de Raul Seixas, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e para fechar o disco Pétala de Djavan,

.

FAIXAS

Lado A    

1) Partners (Paulo Ricardo/Paulo P.A. Pagni/Luiz Schiavon)
2) Malandragem (Cazuza/Roberto Frejat)
3) E.C.T. (Nando Reis/Marisa Monte/Carlinhos Brown)
4) Try A Little Tenderness (Harry Woods/Jimmy Campbell/Reg Conelly)
5) 1º de Julho (Renato Russo)
6) Na Cadência do Samba (Ataulfo Alves/Paulo Gesta)

Lado B   

1) Lanterna dos Afogados (Herbert Vianna)
2) Coroné Antonio Bento (Luiz Wanderley/João do Vale)
3) Metrô Linha 743 (Raul Seixas)
4) Socorro (Arnaldo Antunes/Alice Ruiz)
5) Blues do Iniciante (Roberto Frejat/Dé/Guto Goffi/Maurício Barros/Cazuza)
6) Música Urbana 2 (Renato Russo)
7) Pétala (Djavan)

.

MÚSICAS

Ouça o álbum completo:

Anúncios

2 comentários sobre “Disco Nota 11: “Cássia Eller” (1994) – Cássia Eller

  1. Conheci o trabalho da Cássia com a musica ECT, ela tinha uma voz forte e com as palavras bem definidas que me fazia acompanhar todo o drama da personagem da historia. Que alias lembrava os casos enviadas as rádios AM e lidas pelo locutor. Desde então me apaixonei pela sua voz e na forma como interpretava as canções. Grande perda. Me desculpe alguns mas sua voz me lembrava a a Elis Regina.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s