Paulo Fernandes
.
ROCKPIRA
O Rock ‘n’ Roll ainda engatinhava nos anos 50 e já criava seus subgêneros. Um dos mais conhecidos, surgido naquela época, é o Rockabilly. Hillbilly é um termo, por vezes pejorativo, usado para se referir ao morador de áreas rurais montanhosas. Acabou por ser associado também à música Country.
Dessa forma temos a equação: Rockabilly = Rock ‘n’ Roll + Hillbilly. Ou seja o rock ‘n’ roll misturado ao country.
Muitos músicos importantes da década de 50 basearam suas careiras no Rockabilly, entre tantos: Elvis Presley, Gene Vincent, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Bill Haley e Eddie Cochran.
.
REFERÊNCIA PARA O ROCK
Eddie Cochran nasceu em 1938 na cidade estadunidense de Oklahoma e em sua curta carreira, entre 1953 e 1960, ajudou no desenvolvimento do que viria a ser conhecido nos anos 1960 apenas por Rock! Sua influência em grupos como Beatles e Who, só para citar dois dos mais importantes, é inegável.
Sua esfuziante presença de palco e sua maneira de tocar guitarra são cheias de atitude e só encontravam paralelo, na época, em Chuck Berry. É impossível ficar parado quando se escuta Summertime Blues ou C’mon Everybody, compostas por ele.
Infelizmente a promissora carreira de Eddie Cochran foi interrompida precocemente por um acidente automobilístico em 1960 na cidade de Londres. No carro também estavam Gene Vincent e a namorada de Eddie: Sharon Sheeley, que sobreviveram.
.
MÚSICAS
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
GRATÍSSIMO = Direto para meu E.mail-2015/140.1, deste domingo=24/05 – Assim como RICARDO BRAGA foi o ROBERTO CARLOS dos pobres, no nosso BANANÃO, o roqueiro EDDIE COCHRAN foi o ELVIS PRESLEY dos pobres, nos USA. Eu AMO, de montão, THREE STEPS TO HEAVEN, SUMMERTIME BLUES e todas as outras, que ouvia na saudosa RÁDIO MAIRINK VEIGA, na nossa abençoada década de 60′.
CurtirCurtido por 1 pessoa