BORBOLETA DE FERRO
Muito antes da Donzela de Ferro (Iron Maiden) existia a Borboleta de Ferro (Iron Butterfly).
Surgido em 1966, durante o auge do psicodelismo da Califórnia, o Iron Butterfly ficou marcado pelo peso de seu som e pelo sucesso In-A-Gadda-Da-Vida, um hino hard-psicodélico de quase 18 minutos. A banda foi uma das pioneiras no som que ficaria sendo conhecido como acid rock e desembocaria no hard rock e no heavy metal.
Com uma formação que dava bastante ênfase nos teclados, tocados pelo líder e vocalista Doug Ingle, coisa que veríamos depois em grupos como Deep Purple e Uriah Heep.
A fase áurea do Iron Butterfly durou até 1971, com 4 excelentes álbuns lançados: “Heavy” (1968), “In-A-Gadda-Da-Vida” (1968), Ball (1969) e Metamorphosis (1970).
Segundo a lenda esse nome estranho: In-A-Gadda-Da-Vida aconteceu porque Doug Ingle ao ser perguntado sobre o nome da música que estava a compor, e de tão chapado que estava, só consegui balbuciar o que deveria ser In The Garden of Eden.
Em 1971 se separaram. Posteriormente, sem o mesmo brilho, se reuniram e se separaram de novo. O grupo atualmente está no circuito de shows e sem Doug Ingle.
MÚSICAS
.
.
.
.
.
.
.
.
.