Jethro Tull: A Lenda do Flautista Descabelado

Paulo Fernandes   

Jethro Tull_00

.

M.U.

Meu irmão mais velho, Pedro, gostava de arriscar ao comprar discos de conjuntos de rock que só conhecíamos de nome. O bom é que quase nunca ficávamos decepcionados com o resultado, mas também estávamos nos anos 70, um dos períodos mais férteis do rock. Numa dessas “loterias musicais”, ele chegou um dia em casa com um LP do Jethro Tull. Era uma coletânea de capa branca com a silhueta do Ian Anderson tocando sua flauta.

Jon Anderso e Martin Barre

Ian Anderson e Martin Barre

Achei estranho o título, “M.U. – The Best of Jethro Tull”. O que queriam dizer aquelas duas letras? Só muito tempo depois fiquei sabendo que era Musician’s Union, já que praticamente havia uma formação diferente da banda em cada faixa. Os únicos membros constantes, até hoje, são o líder Ian Anderson (desde 1967) e o guitarrista Martin Barre (desde 1969). O escocês Ian Anderson é compositor, vocalista e flautista e é uma figuraça!

A música que me conquistou de primeira foi Locomotive Breath do aclamado álbum “Aqualung”.

.

VIVENDO NO PASSADO, DE OLHO NO FUTURO

Quando escutamos a música do Jethro Tull, percebemos uma riqueza de nuances que nos remetem à música renascentista, ao barroco, ao jazz e a muitas coisas mais. É rock progressivo, mas é num estilo único e sem paralelo. Com o passar dos anos, sem fugir desse estilo bastante pessoal, experimentaram fases de folk rock, hard rock, eletrônica e, até, world music (nominho besta que serve para rotular tudo que os “donos” do mundo não conseguem classificar).

Jethro Tull_07 

Desde 1967, Ian Anderson e sua turma percorreram um longo e produtivo caminho. Se computarmos apenas os discos de estúdio são mais de 20 álbuns lançados. O interessante é que parece que o Jethro Tull, ao longo de sua trajetória, tem conseguido renovar seu estoque de fãs, sem perder os antigos. Tanto é que quem me cobrou este artigo foi o jovem guitarrista hardcore Hugo Silva, prova de que a banda consegue agradar várias tribos.

Jethro Tull_04

Em 2011 houve a primeira parada do grupo, sem data para retorno. Ian Anderson e Martin Barre seguiram em carreiras solo desde então. 

A propósito, Jethro Tull é o nome de um agricultor inglês que, em 1701, desenvolveu uma semeadeira mecânica, além de ter desenvolvido vários métodos científicos que ajudaram a modernizar a produção agrícola da Europa.

Jethro Tull, o agricultor

Jethro Tull, o agricultor

 .

MÚSICAS

Anúncios

2 comentários sobre “Jethro Tull: A Lenda do Flautista Descabelado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s