The Libertines: Pós-Punk com Marquês de Sade

Paulo Fernandes

Libertines+Boys+in+the+Band

.

RELAÇÕES DE AMOR E ÓDIO

Centrada em Carl Barât e Pete Doherty, a banda inglesa The Libertines, que iniciou sua trajetória em 1997, ganhou notoriedade no início da década de 2000, tanto por sua música quanto pelos “barracos” internos. Seguindo a linha independente (ou se preferirem: indie rock) que foi buscar inspiração no pós-punk da virada dos 70/80, os Libertines conquistaram o público e a crítica da Grã Bretanha.

Pete e Carl

Pete e Carl

.

COM UMA “PEQUENA” AJUDA DE MICK JONES

Em sua primeuira fase, a banda gravou apenas 2 álbuns: “Up the Bracket” (2002) e o ótimo “The Libertines” (2004). Um aperitivo a mais a nos atiçar o interesse pelos Libertines é o fato de ambos os discos terem sido produzidos pela lenda viva Mick Jones, ex-guitarrista do Clash.

libertines (1)

Apesar do sucesso e da qualidade musical do grupo, internamente as coisas não andavam nada bem, desentendimentos entre os integrantes, principalmente divergências entre Barât e Doherty, agravados pelo vício de Pete, levaram ao encerramento das atividades em 2004.

Em 2010 o grupo se reuniu para algumas apresentações em festivais e, apesar de especulações sobre uma reunião, nada se concretizou na época. Em 2014 anunciaram seu retorno e o lançamento de mais um álbum – “Anthems for Doomed Youth” – que saiu em 2015.

.

INFLUÊNCIAS COMPLEMENTARES

É possível ouvir ecos de grandes bandas na música dos Libertines: Clash, Jam, Doors, Velvet Underground, Smiths e outras. Influências distintas trazidas pelos 2 fundadores e líderes.

libertines-73075

As letras das músicas tentam acompanhar, da mesma forma, as preferências literárias da dupla que incluem literatura inglesa dos séculos XVIII e XIX.

O nome Libertines (Libertinos) veio dos escritos do Marquês de Sade.

.

MÚSICAS

Anúncios

Um comentário sobre “The Libertines: Pós-Punk com Marquês de Sade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s