
Peter Fonda e Dennis Hopper em “Sem Destino”
.
BORN TO BE WILD – STEPPENWOLF
Não sei bem quando escutei Born to Be Wild pela primeira vez, mas sei que a achei vibrante desde sempre. Foi então que em algum momento da década de 70 eu assisti ao filme “Sem Destino” (Easy Rider) e a associação entre a Born to Be Wild e a estrada se consolidou na minha mente.
A música é com certeza o maior sucesso da banda de hard rock norte-americana Steppenwolf, e foi gravada em 1968. Há uma curiosidade na letra da música: a primeira menção ao termo heavy metal no rock. Já o nome do grupo é emprestado do livro “O Lobo da Estepe” do escritor alemão Hermann Hesse.

Steppenwolf
A música tornou-se rapidamente um hino da contracultura e do espírito livre do “pegar a estrada”. Essa associação ganhou mais força em 1969, quando Born to Be Wild foi usada na trilha sonora de “Sem Destino”, filme que narra as aventuras de dois motociclistas, em suas reluzentes Harley-Davidson, pelo sul dos Estados Unidos a caminho do carnaval de Nova Orleans. Os personagens principais são vividos por Peter Fonda e Dennis Hopper, que também participaram da elaboração do roteiro e da direção do filme.
A importância de “Sem Destino” se dá também pelo fato do seu sucesso ter aberto as portas da chamada fase “Nova Hollywood”, quando despontou uma nova geração de diretores-autores do cinema estadunidense: Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, George Lucas, William Friedken, Steven Spielberg e Brian de Palma entre outros.

Os personagens de Peter Fonda, Dennis Hopper e Karen Black chapados na terça-feira gorda de Nova Orleans
Voltando à música, a energia que emana de sua sonoridade pesada e alegre é tão forte atemporal que eclipsou todo o resto da interessante produção musical do Steppenwolf. Penso que talvez seja melhor ser lembrado eternamente por apenas uma música do que ter um monte de sucessos datados e esquecíveis.
.
VÍDEOS
Música completa com cenas do filme:
Introdução do filme com trechos de The Pusher e Born to Be Wild do Steppenwolf:
Easy Rider foi, realmente. um filme extraordinário.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Boa lembrança, música vibrante, filme ótimo!
CurtirCurtir
mauro.pastinha@hotmail.com = E.MAILS=2017-232 – – – 20/Domingo = 10:22
DISCO NOTA 11 – Memórias, Momentos e Músicas S T E P P E N W O L F – BORN TO BE WILD
– Via ROCKONTRO – Paulo Fernandes
Agradeço a bela postagem. Não conhecia. Gostei e vou retransmitir.
PAZ & BEM, E ATÉ AMANHÃ, SE DEUS NOS PERMITIR.
Hoje vou vestir o Manto Sagrado e esperar a vitória contra o BAHIA.
CurtirCurtir