.
OS OLHOS DE BETTE DAVIS
As atuações marcantes e perfeitas de Bette Davis (1908-1989) a colocam, sem dúvida, no panteão dos atores mais importantes do cinema. O primeiro filme que assisti com ela, e até hoje um dos meus filmes prediletos, foi “O Que Terá Acontecido a Baby Jane”, de 1962, dirigido por Robert Aldrich. Neste filme ela contracena com outro mito do cinema, Joan Crawford, numa verdadeira batalha de interpretação, que parece transcender a ficção e se tornar palpável – dizem que as duas atrizes realmente se detestavam.
Bette Davis era uma atriz tão excelente que, quando necessário, passava a emoção desejada usando apenas seus enormes e expressivos olhos. Foi pensando nos olhos do mito Davis que as compositoras Donna Weiss e Jackie DeShannon escreveram a música Bette Davis Eyes em 1974. Neste mesmo ano, DeShannon gravou a canção, que não teve muita repercussão à época.

Kim Carnes
Foi apenas em 1981 que a música estourou mundialmente, inclusive no Brasil onde tocava incessantemente nas rádios, ao ser retrabalhada e gravada pela cantora Kim Carnes. Conhecida até então como cantora de country e pop, Kim transformou a canção de um R&B bem leve numa new wave eletrônica dançante e com base nos sintetizadores.
A música fala de uma sedutora femme fatale que tinha “os olhos de Bette Davis”, “o cabelo dourado como os de Jean Harlow” e “os suspiros indiferentes de Greta Garbo”.
Bette Davis agradeceu oficialmente, por cartas, às compositoras e à cantora pela merecida homenagem e por a terem feito “uma parte dos tempos modernos”. A canção, na versão de Kim Carnes, ganhou o Grammy de “Canção do Ano” e o de “Gravação do Ano” referentes a 1981.
.
MÚSICAS
Kim Carnes (1981):
.
Jackie DeShannon (1974):
Não conhecia a historia por trás da musica. muito legal.
CurtirCurtido por 1 pessoa