Memórias, Momentos e Músicas: Kim Carnes – “Bette Davis Eyes”

 

BD_10.gif

.

OS OLHOS DE BETTE DAVIS

As atuações marcantes e perfeitas de Bette Davis (1908-1989) a colocam, sem dúvida, no panteão dos atores mais importantes do cinema. O primeiro filme que assisti com ela, e até hoje um dos meus filmes prediletos, foi “O Que Terá Acontecido a Baby Jane”, de 1962, dirigido por Robert Aldrich. Neste filme ela contracena com outro mito do cinema, Joan Crawford, numa verdadeira batalha de interpretação, que parece transcender a ficção e se tornar palpável – dizem que as duas atrizes realmente se detestavam.

BD_03

Bette Davis era uma atriz tão excelente que, quando necessário, passava a emoção desejada usando apenas seus enormes e expressivos olhos. Foi pensando nos olhos do mito Davis que as compositoras Donna Weiss e Jackie DeShannon escreveram a música Bette Davis Eyes em 1974. Neste mesmo ano, DeShannon gravou a canção, que não teve muita repercussão à época.

bd_10.jpg

Kim Carnes

Foi apenas em 1981 que a música estourou mundialmente, inclusive no Brasil onde tocava incessantemente nas rádios, ao ser retrabalhada e gravada pela cantora Kim Carnes. Conhecida até então como cantora de country e pop, Kim transformou a canção de um R&B bem leve numa new wave eletrônica dançante e com base nos sintetizadores.

A música fala de uma sedutora femme fatale que tinha “os olhos de Bette Davis”, “o cabelo dourado como os de Jean Harlow” e “os suspiros indiferentes de Greta Garbo”.

BD_02

Bette Davis agradeceu oficialmente, por cartas, às compositoras e à cantora pela merecida homenagem e por a terem feito “uma parte dos tempos modernos”. A canção, na versão de Kim Carnes, ganhou o Grammy de “Canção do Ano” e o de “Gravação do Ano” referentes a 1981.

.

MÚSICAS

Kim Carnes (1981):

.

Jackie DeShannon (1974):

Anúncios

Um comentário sobre “Memórias, Momentos e Músicas: Kim Carnes – “Bette Davis Eyes”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s