.
O NOVO HENDRIX?
Quando “Purple Rain”, álbum do cantor, compositor e multi-instrumentista Prince, se tornou um hit em escala planetária, logo surgiram as especulações de que havia surgido o sucessor do mito Jimi Hendrix. Eu achei exagerada a comparação, semelhante às que a mídia esportiva brasileira faz ao comparar jovens promessas surgidas nos gramados ao grande Pelé. Eu apenas penso que Hendrix e Pelé são incomparáveis. A despeito de toda essa badalação, eu resolvi conferir o trabalho de Prince Rogers Nelson (Isso mesmo! O sujeito já nasceu com nome de pop star!).
E eu gostei tanto que até comprei o disco e, numa atitude meio extrema, assisti ao filme “Purple Rain” estrelado pelo próprio artista. Um filme bastante ruim, agravado pela misoginia da história e pelo ego inflado de Prince, que só se salva pelos excelentes números musicais.
.
NA TRILHA DE HENDRIX
No final das contas, algo de Hendrix existe no trabalho musical de Prince. Se aquele levou ao ápice o experimentalismo com o blues e o rock, o Pequeno Príncipe (1,57m) fez experimentos com o R&B e o pop.

Appolonia Kotero e Prince no filme “Purple Rain”
Após quatro álbuns nos quais Prince tocou sozinho todos os instrumentos, neste “Purple Rain” ele montou uma banda de verdade – The Revolution – e encorpou o seu som. Ele conseguiu misturar com maestria rock, soul, funk e pop. Outra coisa boa foi ter abandonado, quase completamente, a mania de cantar em falsete que dominava seus três primeiros álbuns.
Os destaques do álbum são justamente as faixas onde há mais influência do rock, do hard rock e da psicodelia: Let’s Go Crazy, When Doves Cry e Purple Rain. A letra provocante de Darling Nikki contribuiu para o surgimento dos famigerados selos de “Aviso aos Pais (Parental Advisory)” nas capas de discos e outras mídias sonoras, que alertavam sobre seu conteúdo explícito (??).

Prince e Appolonia Kotero no filme “Purple Rain”
“Purple Rain” é oficialmente a trilha sonora do filme de mesmo nome, porém lhe é tão superior que é melhor nem assistir ao filme para não corrermos o risco de embirrar com Prince e não apreciar uma saborosa obra musical.
.
FAIXAS
Todas as faixas compostas por Prince, exceto a indicada.
Lado A
1) Let’s Go Crazy
2) Take Me with U
3) The Beautiful Ones
4) Computer Blue (Prince, John L. Nelson, Wendy & Lisa, Dr. Fink)
5) Darling Nikki
Lado B
1) When Doves Cry
2) I Would Die 4 U
3) Baby I’m a Star
4) Purple Rain
.
MÚSICAS
Ou seja: só nome mesmo. Um neguinho pré-fabricado para ser rock star.
Composições enjoadas e num tocava porra nenhuma. Só pirotecnia em cima das pentas.
Uma bosta!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Digam o que quiser, Prince foi um gênio e Purple Rain (o disco e o filme) foi o seu momento de glória na história da música pop, e tenho dito!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Concordo contigo, Igor!
CurtirCurtir
Valeu por defender minha opinião, amigo! É nóis!
CurtirCurtido por 1 pessoa