Disco Nota 11: “Purple Rain” – Prince

Purple Rain_00

.

O NOVO HENDRIX?

Quando “Purple Rain”, álbum do cantor, compositor e multi-instrumentista Prince, se tornou um hit em escala planetária, logo surgiram as especulações de que havia surgido o sucessor do mito Jimi Hendrix. Eu achei exagerada a comparação, semelhante às que a mídia esportiva brasileira faz ao comparar jovens promessas surgidas nos gramados ao grande Pelé. Eu apenas penso que Hendrix e Pelé são incomparáveis. A despeito de toda essa badalação, eu resolvi conferir o trabalho de Prince Rogers Nelson (Isso mesmo! O sujeito já nasceu com nome de pop star!).

Photo of PRINCE

E eu gostei tanto que até comprei o disco e, numa atitude meio extrema, assisti ao filme “Purple Rain” estrelado pelo próprio artista. Um filme bastante ruim, agravado pela misoginia da história e pelo ego inflado de Prince, que só se salva pelos excelentes números musicais.

.

NA TRILHA DE HENDRIX

No final das contas, algo de Hendrix existe no trabalho musical de Prince. Se aquele levou ao ápice o experimentalismo com o blues e o rock, o Pequeno Príncipe (1,57m) fez experimentos com o R&B e o pop.

Purple Rain_03

Appolonia Kotero e Prince no filme “Purple Rain”

Após quatro álbuns nos quais Prince tocou sozinho todos os instrumentos, neste “Purple Rain” ele montou uma banda de verdade – The Revolution – e encorpou o seu som. Ele conseguiu misturar com maestria rock, soul, funk e pop. Outra coisa boa foi ter abandonado, quase completamente, a mania de cantar em falsete que dominava seus três primeiros álbuns.

Os destaques do álbum são justamente as faixas onde há mais influência do rock, do hard rock e da psicodelia: Let’s Go Crazy, When Doves Cry e Purple Rain. A letra provocante de Darling Nikki contribuiu para o surgimento dos famigerados selos de “Aviso aos Pais (Parental Advisory)” nas capas de discos e outras mídias sonoras, que alertavam sobre seu conteúdo explícito (??).

Purple Rain_02

Prince e Appolonia Kotero no filme “Purple Rain”

“Purple Rain” é oficialmente a trilha sonora do filme de mesmo nome, porém lhe é tão superior que é melhor nem assistir ao filme para não corrermos o risco de embirrar com Prince e não apreciar uma saborosa obra musical.

.

FAIXAS

Todas as faixas compostas por Prince, exceto a indicada.

Lado A

1) Let’s Go Crazy
2) Take Me with U
3) The Beautiful Ones
4) Computer Blue (Prince, John L. Nelson, Wendy & Lisa, Dr. Fink)
5) Darling Nikki

Lado B

1) When Doves Cry
2) I Would Die 4 U
3) Baby I’m a Star
4) Purple Rain

.

MÚSICAS

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Disco Nota 11: “Purple Rain” – Prince

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s