“Harvest Moon”, de 1992, foi o primeiro disco que comprei do Neil Young. Deve ter sido por volta de 1995 na discoteca do Neno em Caldas Novas. Eu sempre ia lá nos meus intervalos de almoço, pois Neno e sua mulher me davam ótimas indicações de discos, além do excelente papo musical.
Minha relação com Neil Young até aquele momento se limitava ao disco “Harvest”, lançado em 1972, que o Zé Maurício sempre colocava para eu escutar quando eu ia em sua casa. E mesmo assim a única música que se fixar em minha mente foi a sensacional Heart of Gold.
Ao final desse dia eu voltei para casa, em Buriti Alegre, a escutar o “Harvest Moon” e me encantar com suas músicas. Paixão instantânea.
COLHEITA DA LUA
Como disse acima, eu não era muito versado em Neil Young. Não quer dizer que agora eu tenha me tornado um especialista no músico canadense, pois além desse álbum eu só tenho a coletânea “Decade”. Diante disso eu não vi outra relação, além do nome, entre “Harvest Moon” e seu predecessor “Harvest”.
Para tirar o atraso, fui me aprofundar um pouquinho na vasta obra de Young, uma carreira de mais de 50 anos e quase a mesma quantidade de álbuns solo, além da sua participação em duas bandas fundamentais do rock mundial: Buffalo Springfield e Crosby Stills Nash & Young.
Só então pude saber que “Harvest Moon” é uma espécie de homenagem de Young ao um álbum marcante de sua carreira, que é “Harvest”, gravado 20 anos antes. Além do nome, estes dois marcos fonográficos possuem sonoridades, ritmos e temáticas semelhantes. Ambos são trabalhos praticamente acústicos, gravados em equipamentos analógicos semelhantes e até alguns músicos convidados para a gravação do segundo haviam participado do primeiro. Destaque para os cantores Nicolette Larson, James Taylor e Linda Ronstadt. E cada um tem a mesma quantidade de faixas: 10. Que bacana!
Assim como seu irmão mais velho, “Harvest Moon” é um delicado e, ao mesmo tempo, poderoso trabalho que mistura rock, folk e country. Cabe ressaltar que no intervalo de tempo entre os dois, Young experimentou várias direções musicais ao injetar hard rock, rockabilly, eletrônica, blues e até grunge na sua receita musical original.
As letras abordam questões como amor, confiança, reconhecimento, além de uma forte preocupação com a preservação do meio ambiente.
Não sei se por eu estar mais ligado a este álbum, eu o acho superior ao seu antecessor. Suas músicas são lindas de quase doer e todas são essenciais e imprescindíveis. Afinal este é o meu disco do Neil Young, e “Harvest” é o disco do Zé Maurício que ele está devendo um texto sobre.
FAIXAS
Todas as músicas compostas por Neil Young.
Lado A
1. Unknown Legend
2. From Hank to Hendrix
3. You and Me
4. Harvest Moon
Lado B
1. War of Man
2. One of Thes Days
3. Such a Woman
Lado C
1. Old King
2. Dreamin’ Man
3. Natural Beauty
MÚSICAS
Álbum completo
(fonte: canal YouTube neilyoungchannel)
Vídeo de Harvest Moon:
mauro.pastinha@hotmail.com
E.MAILS=2019-237 – 25/08-Domingo: 10:07
SE DEUS NOS PERMITIR, PAZ & BEM, A TODOS NÓS.
“DISCO NOTA 11” – HARVEST MOON de N E I L Y O U N G
Via = R O C K O N T R O – Paulo Fernandes
Aquele costumeiro show de bola do amigo PAULÃO.
APLAUDIMOS, DE PÉ, O NÍVEL ALTO DE QUALIDADE.
CurtirCurtido por 1 pessoa