As 3 canções que fariam “Sgt. Pepper’s” dos Beatles ser ainda melhor!

Sabemos que o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos Beatles é um dos mais importantes de todos os tempos. Presença constante entre os “10 Mais” de praticamente todas as listas de “Melhores”. O álbum é realmente extraordinário e um divisor de águas na música e na cultura mundiais. Foi a partir dele que o rock passou a ser visto como arte possível e não apenas diversão descartável.

Nothing is real

and nothing to get hung about.

Este texto não vai discorrer aqui sobre o álbum que foi lançado em 1967, e sim afirmar que o que já é o suprassumo da arte roqueira, poderia ser ainda melhor. Bom, pelo menos em minha opinião! O artigo específico sobre o álbum é este

https://rockontro.org/2015/06/09/disco-nota-11-sgt-peppers-lonely-hearts-club-band-beatles/

Acontece que estava prevista a entrada de 3 músicas que, por motivos hoje controversos, acabaram por não figurar na versão definitiva do álbum: Strawberry Fields Forever, Penny Lane e Only a Northern Song.

Gravações do videoclipe de Strawberry Fields Forever

Quando as sessões de gravação começaram, no final de 1966, as três primeiras músicas foram When I’m Sixty-Four, Strawberry Fields Forever e Penny Lane. O que dava ao álbum um conceito de reminiscências das infâncias dos quatro beatles. Em fevereiro de 1967, a gravadora EMI e o empresário Brian Epstein pressionaram o produtor George Martin pelo lançamento de um single, já que o álbum estava demorando muito. E na verdade ele só sairia em maio de 1967.

Desta forma Strawberry Fields Forever e Penny Lane foram lançadas em compacto com dois lados A. Para completar o erro, conforme lamentou posteriormente George Martin, Brian Epstein não deixou as duas canções serem incluídas no álbum.

A música reservada a George Harrison no álbum seria Only a Northern Song, porém George Martin não a considerava boa o suficiente para figurar no álbum e Harrison escreveu Within You Without You, que considero muito inferior à anterior e a música menos excelente do disco.

Strawberry Fields Forever é a cara do que “Sgt. Pepper’s” se tornou com o passar dos anos. Creditada a Lennon/McCartney, mas composta por John Lennon com base em suas lembranças do jardim de um orfanato do Exército da Salvação em Liverpool. Um rock psicodélico sofisticadíssimo que consumiu cerca de 55 horas de gravação. A versão final é a colagem de duas tomadas distintas com altura e velocidade diferentes, mas que conferem uma aura surreal à música.

John Lennon

As memórias de infância de John são misturadas a passagens oníricas na letra. A música foi a primeira do grupo em que se faz uso do lendário teclado Mellotron e gerou um videoclipe.

Penny Lane possui aquela típica sonoridade nostálgica que associamos a seu autor Paul McCartney, embora também exale psicodelia. Penny Lane é um rua de Liverpool que foi muito importante na infância e adolescência dos quatro Beatles. Paul mistura fatos reais e imaginários na letra da canção. Ela também ganhou um videoclipe gravada na Penny Lane, Liverpool.

Paul McCartney

A música deu notoriedade à rua que lhe emprestou o nome a transformando em atração turística. Algumas expressões usadas na letra são tipicamente liverpudianas, como “Finger Pie” que tem uma conotação sexual e foi incluída por Paul para divertir seus conterrâneos, que segundo ele “gostavam de um pouco de sacanagem”.

Only a Northern Song é uma das canções mais psicodélicas dos Beatles e tem uma instrumentação que é uma verdadeira “viagem” com seus sons distorcidos. Sua letra, poderíamos dizer, é cheia de metalinguagem ao se referir sarcasticamente ao estilo de composição do grupo.

George Harrison

Apenas uma Canção do Norte pode se referir tanto a Liverpool, cidade do norte da Inglaterra, quanto à editora musical Northern Song que publicava as músicas de Lennon e McCartney. Em um trecho da música podemos notar a bronca de George Harrison com o fato da dupla não lhe dar o devido valor como músico e compositor: “Não importa realmente que acordes eu toco/Que palavras eu digo ou que hora do dia é/Já que é apenas uma canção do norte”. Creio que foi por isto que ela não entrou no disco e não pela sua alegada, e injustificada, falta de qualidade musical.

MÚSICAS


Strawberry Fields Forever

Penny Lane

Only a Northern Song

3 comentários sobre “As 3 canções que fariam “Sgt. Pepper’s” dos Beatles ser ainda melhor!

  1. “…Harrison escreveu Within You Without You, que considero muito inferior à anterior e a música menos excelente do disco.”
    Mas é a melhor letra de todo o álbum!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s