
Um dos pioneiros do rock ‘n roll, Chuck Berry foi uma enorme influência para os roqueiros que vieram depois dele ao injetar energia e atitude ao gênero na década de 1950 com suas vibrantes composições e seu estilo único de se apresentar e tocar guitarra.
Berry é citado como referência por onze entre dez bandas da chamada “invasão britânica” aos EUA na década de 1960, entre elas Rolling Stones e Beatles, que regravaram algumas suas canções.

Roll Over Beethoven foi lançada em compacto em 1956 e se tornou uma das mais conhecidas composições de Chuck Berry, tendo sido regravada por vários artistas ao longo dos anos.
A música faz uma exaltação ao, então, nascente rock ‘n roll e diz, mais ou menos, que Beethoven estaria se revirando na tumba por causa do novo ritmo que veio para substituir a música clássica. Ao que consta, a inspiração de Berry teria vindo de uma disputa com sua irmã pelo piano da casa da família: ela querendo tocar música clássica e ele música popular. A música cita Tchaikovsky também.

Os Beatles a regravaram no álbum “With The Beatles” de 1963.
Dez anos depois dos Beatles, foi a vez de outra banda inglesa regravar o clássico de Chuck Berry: a Electric Light Orchestra ou simplesmente ELO. A versão do ELO é memorável pelo fato de incorporar na introdução da música, e ao longo de seu desenrolar, trechos da Sinfonia nº 5 de Beethoven. A canção, que originalmente durava menos de 3 minutos, com os elaborados arranjos do ELO, passa para cerca de 8 minutos.

MÚSICAS
Gosto muito de ELO.. essa versão em especial é muito boa!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Comprei um LP da ELO por causa da música Last train to London e acabei me apaixonando por todas as músicas do disco, mas não sabia dessa versão. Ótima! Valeu Rockontro!
CurtirCurtido por 1 pessoa