Uma caminhada rock and roll pelas ruas de Londres

Marcelo Cecílio Daher*

Existem várias maneiras de se ver uma cidade. No caso de Londres, ela é visitada por muitos pela imponência e grandiosidade dos seus castelos e da sua realeza. Eu tive a oportunidade de visitar Londres este ano, para matar a saudade do meu filho Lucas que mora lá, e aproveitei a oportunidade londrina para viver vários momentos rock and roll.

O primeiro momento foi o show do Yes, no mítico Royal Albert Hall, em comemoração aos 50 anos do disco “Close to the Edge”. Local maravilhoso e com acústica perfeita. O Yes de hoje conta com o guitarrista Steve Howe, personagem principal da banda, Billy Sherwood, Jon Davison, Geoff Downes.

Show do Yes no Royal Albert Hall

O show foi aberto pelo desenhista Roger Dean, responsável por várias das capas da banda e da logo Yes, tive a oportunidade de conversar com ele após o show e ainda conseguir um pôster autografado.

Eu e o mestre Roger Dean

No dia seguinte começou a nossa caminhada propriamente dita. Ao passearmos pelas ruas de Londres podemos encontrar várias placas azuis indicativas de algum feito ou alguma personalidade ligada ao local. Este da foto abaixo indicando que Syd Barrett morou nesse prédio.

Local onde Syd Barrett morou

Como não poderíamos deixar, atravessamos a faixa de pedestres mais famosa do mundo e provavelmente a mais odiada pelos motoristas, a de Abbey Road.

Abbey Road

No clima do dia Beatles, eu fui procurar a Savile Row, rua famosa pelas alfaiatarias e sapatarias, mas para mim a rua é famosa pelo último show dos Beatles. Um fato engraçado aconteceu: encontrei um argentino sozinho tirando fotos no local, puxei assunto e tirei algumas fotos, ele me mostrou o prédio e disse que estava ali há algumas horas, eu perguntei se ele havia conseguido subir no rooftop. Ele me respondeu que não, mas estava tentando ouvir algum som do show que pudesse estar pelo local ainda.

Antigo prédio da Apple em Saville Row

A viagem poderia estar completa para vários, talvez para o José Maurício que é beatlemaníaco, mas para mim faltava o principal.

Peguei metrô, ônibus e uma boa caminhada para chegar à antiga estação termelétrica de Battersea. Hoje o local abriga um conjunto de mais de 1000 apartamentos e um shopping center que será inaugurado em setembro de 2022. O local nada mais é que a famosa capa do álbum “Animals” do Pink Floyd, para mim um dos melhores discos existentes. Vista de longe a estação se destaca pelas enormes chaminés brancas.

Battersea Station

Londres, sei que há inumeros outros locais para serem visitados, mas fica para próxima vez.

* Marcelo Cecílio Daher, médico infectologista, ciclista e editor do blog Os Rugas do Cerrado e aficionado do rock dos anos 60 e 70.

MAIS FOTOS

Ingresso para o Show do Yes
Roger Dean autografando o pôster
Lucas e eu, com o pôster, em frente ao Royal Albert Hall
Entrada dos Estúdios Abbey Road
Abbey Road Shop
Abbey Road
Antigo Prédio da Apple dos Beatles
Antigo prédio da Apple
Rio Tâmisa, com a Estação Battersea ao fundo
Estação Battersea
Estação Battersea

3 comentários sobre “Uma caminhada rock and roll pelas ruas de Londres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s