Paulo Fernandes
O PRIMEIRO DISCO DE ROCK A GENTE NUNCA ESQUECE
Eu já gostava de Hocus Pocus, tocava até em rádio FM (durma com uma melodia dessas!), quando meu amigo Josino me mostrou o álbum “Hamburger Concerto”, o quarto do grupo holandês de rock progressivo Focus, foi paixão à primeira audição.
Corria o ano de 1975 e esse disco havia sido lançado no ano anterior. Devo ter ficado juntando dinheiro por mais de mês, economizando o dinheirinho de lanches da escola, até conseguir comprar o LP no Bazar Paulistinha. Que emoção! Foi o primeiro disco de rock que comprei na vida.
O CONCERTO DE HAMBURGO
Eu sou suspeito para falar da música do Focus, porque gosto muito da banda.
A mistura de música clássica com um rock vigoroso, por vezes beirando ao hard, atinge seu ápice neste álbum. Como já disse antes, a música do Focus é essencialmente instrumental, incluídas aqui as vocalizações de seu divertido líder Thijs van Leer.
O elemento clássico está mais presente neste do que nos outros álbuns, pois o tal Hamburger Concerto, uma suíte de estrutura clássica que ocupa todo o lado 2 do vinil, foi baseado nas “Variações sobre um Tema de Haydn” do compositor alemão, nascido na cidade de Hamburgo, Johannes Brahms.
No lado 1 temos 4 ótimas “canções”: a singela e renascentista Delitiae Musicae, a pesada e ágil Harem Scarem, a profunda La Cathedrale de Strasbourg e a sofisticada Birth (com um toque bacana de triangulo). No último show do Focus em Goiânia, Thijs van Leer disse que La Cathedrale de Strasbourg foi baseada numa passagem de sua infância: sua primeira visita, aos 8 anos de idade, à magnífica Catedral de Estrasburgo, França.
40 minutos de puro êxtase, tudo funciona bem durante essa fantástica viagem: a virtuosística, e até jazzística, guitarra de Jan Akkerman, a flauta e os teclados de van Leer e o apoio seguro do baixo de Bert Ruiter e da bateria de Colin Allen.
Em resumo o meu primeiro Disco Nota 11, excelente e primoroso desde 1974!!
Já estava esquecendo-me de comentar que eu tenho o disco que comprei em 1975 até hoje e, guardado com muito carinho, em perfeitas condições auditivas e visuais.
FAIXAS
Lado 1
1) Delitiae Musicae (Jan Akkerman)
2) Harem Scarem (Thijs van Leer)
3) La Cathedrale de Strasbourg (Thijs van Leer)
4) Birth (Jan Akkerman)
Lado 2
1) Hamburger Concerto
a) Starter (Thijs van Leer)
b) Rare (Jan Akkerman)
c) Medium I (Thijs van Leer)
d) Medium II (Jan Akkerman)
e) Well Done (Thijs van Leer)
f) One for the Road (Jan Akkerman)
MÚSICAS
Ouça o álbum completo: