Paulo Fernandes
Publicado originalmente em 04/09/2010
Conheci essa maravilha da música britânica somente em 2010. O rock leve e delicioso com tintas psicodélicas, arranjos perfeitos, belas harmonias vocais e pitadas jazzísticas me conquistaram na primeira audição. O grupo esteve na ativa entre 1961 e 1967. Seu primeiro sucesso foi a música She’s Not There.
“Odessey and Oracle”, lançado em 1968, foi o segundo álbum dos Zombies. O primeiro disco chamado “Begin Here” (“The Zombies” nos EUA, com a irritante mania ianque de modificar capas, ordem de músicas e nomes) é de 1965.
A grande ironia da história do grupo é que eles entraram no estúdio para gravação de “Odessey and Oracle” já com a decisão de se separar. E parece que tal decisão tornou o processo de gravação mais solto, sem pressões comerciais. O resultado é sublime.
O disco vendeu muito pouco na época de seu lançamento, porém em 1969, a gravadora lançou a faixa Time Of The Season como single, que, em outra ironia do destino, foi o maior sucesso comercial de uma banda que já não existia.
O álbum era para se chamar “Odyssey and Oracle”, mas alguém trocou o Odyssey por Odessey, e como a arte da capa já estava pronta acabou ficando com a grafia errada mesmo.
No período de 1991 até a data postagem deste artigo a banda vem se reunindo a intervalos irregulares com alguns dos membros originais, sendo que 1997 houve uma reunião com todos os integrantes originais. Durante esse período foram lançados 3 álbuns com material inédito.
FAIXAS
Lado A
1) Care of Cell 44 (Rod Argent)
2) A Rose for Emily (Rod Argent)
3) Maybe After He’s Gone (Rod Argent)
4) Beechwood Park (Chris White)
5) Brief Candles (Chris White)
6) Hung Up on a Dream (Rod Argent)
Lado B
1) Changes (Chris White)
2) I Want Her, She Wants Me (Rod Argent)
3) This Will Be Our Year (Chris White)
4) Butcher’s Tale (Western Front 1914) (Chris White)
5) Friends of Mine (Chris White)
6) Time of the Season (Rod Argent)
MÚSICAS
Ouça o álbum completo: