Disco Nota 11: “Chronicle” – Creedence Clearwater Revival

Pedro César Fernandes

Chronicle_00

 

.

UMA BOA COLETÂNEA

Digo que as coletâneas são uma boa porta de entrada ao universo musical de determinado grupo ou artista. Se a seleção e disposição das músicas são bem feitas, isso nos leva a querer aprofundar e ouvir mais coisas do objeto em questão. Pode ocorrer o contrário também: nenhum disco de linha é suficientemente bom que valha a pena comprá-lo, ai você fica torcendo para que seja lançada uma coletânea com as melhores músicas.

 .

 C.C.R.

 Conheci o Creedence Clearwater Revival quando tinha 17 anos. Estava em Vitória, passando uma temporada na casa da minha tia Maria e fui apresentado à banda pela minha prima Penha. Foi amor à primeira audição.

Chronicle_02

 As músicas do Creedence são o rock mais expressivo que já ouvi: as guitarras, a bateria, os vocais são incomparáveis. Como o grupo surgiu em plena guerra do Vietnam suas músicas se tornaram hinos anti-guerra, retratando o pesadelo e sofrimento dos que se envolveram no conflito (ex: Run Through the Jungle e Fortunate Son).

 .

 CHRONICLE   

 Green River, Born on the Bayou e outras músicas me conquistaram e passei a comprar os discos, mas eu notei uma coisa: nos discos do Creedence haviam só 2 ou 3 músicas boas, razão esta porque considero a coletânea “Chronicle” (álbum duplo), de 1976, o melhor disco do grupo. A versão completa de Suzie Q. é antológica e todas as músicas são boas.

Chronicle_01

 Posteriormente foi lançada outra coletânea dupla, “Chronicle – Vol. 2”, 1986, bastante inferior à primeira. Por isso recomendo: se você não tiver nenhum disco do Creedence comece com “Chronicle”, depois, se for o caso, faça como meu irmão Paulo e vá adquirindo os discos de linha do grupo e descubra pérolas escondidas.

FAIXAS

Todas as músicas de John Fogerty, exceto as indicadas.

.

Lado 1

1) Suzie Q.  (Dale Hawkins, Stan Lewis, Eleanor Broadwater)
2) I Put a Spell on You (Screamin’ Jay Hawkins)
3) Proud Mary
4) Bad Moon Rising
5) Lodi

Lado 2

1) Green River
2) Commotion
3) Down on the Corner
4) Fortunate Son
5) Travelin’ Band

Lado 3

1) Who’ll Stop the Rain
2) Up Around the Bend
3) Run Through the Jungle
4) Lookin’ out My Back Door
5) Long As I Can See the Light

Lado 4

1) I Heard It Through the Grapevine (Norman Whitfield, Barrett Strong)
2) Have You Ever Seen the Rain?
3) Hey Tonight
4) Sweet Hitch-Hiker
5) Someday Never Comes

 

.

MÚSICAS

.

Ouça o álbum completo:

2 comentários sobre “Disco Nota 11: “Chronicle” – Creedence Clearwater Revival

  1. Discordo com veemência. Todos os discos do grupo são muito bons. É o caso de uma discografia par se ter completa. Mas não me entenda mal. Comecei com Chronicle Volumes 1 e 2.

    Curtir

    • Oi Eduardo,

      Concordo com você: “Green River”, “Cosmo’s Factory”, “Willie and the Poor Boys” e “Pendulum” seriam tranquilamente Nota 11 se eu fosse escrever. Mas meu irmão Pedro gosta de tudo junto e eu não desisto de mostrar pérolas escondidas para ele, do Creedence e de outros, fazendo o caminho inverso (já que foi ele quem me ensinou a gostar de rock). Obrigado por sua participação no blog!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s