.
ROCK, GIBIS E SUPER-HERÓIS
No início, os compositores de rock faziam músicas com letras românticas e pueris, entretanto com a evolução do gênero, os roqueiros tentavam distanciar-se destas letras, buscando inspiração em todos os nichos culturais possíveis.
Surgiram então aqueles que se inspiravam em livros, dando um tom intelectualizado em suas obras. Alguns utilizavam temas religiosos e místicos, o que arrebanhava legiões sedentas por sentido em suas vidas. Outros inseriam em suas letras fatos cotidianos, situações vividas, e interesses e gostos populares comuns aos adolescentes e recém chegados à vida adulta, como é o caso dos quadrinhos.
Vejamos então alguns exemplos de canções de rock inspiradas, ou que possuam referências a personagens de quadrinhos.
.
MARVEL COMICS
No artigo “Pink Floyd, Psicodelismo e Doutor Estranho” citei a referência ao Doutor Estranho na música Cymbaline do Pink Floyd, mas o T.Rex também citou o mago supremo na música Mambo Sun!
“I’m Dr. Strange” for you…”
Apesar de Iron Man, do Black Sabbath, não ter sido escrita com o personagem gênio, bilionário, playboy e filantropo em mente, não podemos mais dissociá-los após a série de filmes “Homem de Ferro” da Marvel.
“I’m Iron Man…”
E quem não se lembra dos Ramones tocando Spider Man que era tema do desenho animado do “Homem Aranha”?
“Look out… here comes the Spider-man…”
Sir Paul McCartney também contribuiu com sua única música com referência a personagens de quadrinhos, a divertida Magneto and Titanium Man.
E eu acredito que, ao contrário do que diz a música dos Traits, muitos leitores de quadrinhos amam o gigante de cor esmeralda!
.
DC COMICS
Até agora vimos vários exemplos de músicas com personagens da “casa das ideias”, entretanto os personagens da DC Comics inspiraram muitos roqueiros. O Genesis faz um questionamento pertinente na música Land of Confusion.
“…Superman where are you now? / Everything’s gone wrong somehow /
The men of steel, men of power / Are losing control by the hour.”
E os Kinks queriam ter o poder de voar como o Superhomem!
“…Superman superman, wish I could fly like superman”
Se Genesis questiona o paradeiro do Homem de Aço, e Kinks queria ter seus poderes, o Queen é enfático em dizer que não acredita no herói kryptoniano.
Já o Who prestou sua homenagem ao Batman tocando o tema de sua série sessentista composta por Neal Hefti.
“La la la la Batman!”
.
OUTRAS MÍDIAS
Flash Gordon foi um herói que começou na “Era do Rádio” – décadas de 20, 30 e 40 – em tiras de quadrinhos em jornais, e que migrou rapidamente para um seriado cinematográfico – posteriormente exibido na televisão. Na década de 1980 foi lançado o longa-metragem “Flash Gordon”, a trilha sonora ficou a cargo do Queen.
“…Flash, a-ah, saviour of the universe”
E da era do rádio também veio O Sombra.
“…who knows what evil lurks in the hearts of men”
E, por fim, o Besouro Verde. O guitarrista Link Wray tinha mesmo uma fixação por heróis originados no rádio!
.
- Créditos do Gif Animado: ilustrador brasileiro Butcher Billy.