Disco Nota 11: “Cloud Nine” – George Harrison

CloudNine_02

Após o lançamento do fraco álbum “Gonne Troppo” em 1982, George Harrison fez uma pausa em sua carreira musical e passou a se dedicar a outras atividades, que incluíam a produção cinematográfica. Entretanto, no final de 1986 a vontade de compor e gravar ressurgiu com força total. Para nossa sorte, em agosto de 1987 era lançado o décimo-primeiro álbum de estúdio de George: “Cloud Nine”.

Além da presença de Ringo Starr na bateria, a preciosa ajuda do parceiro e amigo Jeff Lynne (Electric Light Orchestra) na coprodução, na composição e como músico, fez George nos presentear com um dos seus melhores álbuns de todos os tempos e, com certeza, um dos grandes discos de um ex-beatle.

CloudNine_05

Ringo e George. 1987

O sucesso do single Got My Mind Set on You, composição de 1962 do estadunidense Rudy Clark, ajudou o álbum a cair no gosto do público e George voltou aos holofotes. Só que o álbum não é só isso e é perfeito do início ao fim.

O disco se inicia com o blues rock Cloud 9 – escrito com o algarismo para não haver confusão com o hit Cloud Nine dos Temptations – e dá o tom de otimismo que permeia todo o álbum. Eric Clapton (guitarra) e Elton John (piano) dão brilho a esta e a outras faixas.

CloudNine_04

Jeff Lynne, George, Eric Clapton e Elton John. 1987

O clima alto-astral segue com os rocks That’s What It Takes e Fish on the Sand. A balada Just for Today traz um clima contemplativo e de reflexão.

O amor é tema da ótima This Is Love. Em seguida temos uma das canções mais interessantes do álbum: When We Was Fab, que faz uma reflexão sobre os tempos da Beatlemania e traz uma sonoridade típica da fase psicodélica dos Fab Four (Beatles).

O lado B começa com a sarcástica Devil’s Radio, que critica as fofocas e fake news (!!!) propagadas pelas rádios da época. Segue com a balada de linhas tristes, mas esperançosas: Someplace Else.

CloudNine_06

Wreck of the Hesperus, baseada no poema narrativo “O Naufrágio do Hesperus” do poeta Henry Wadsworth Longfellow, é uma auto-reflexão de George e traz inúmeras referências a personagens históricos ou mitológicos e locais geográficos, etc. Penso ser a grande surpresa do álbum.

Breath Away from Heaven tem delicadas texturas orientais que combinam com seu lirismo sonhador. O álbum é encerrado com Got My Mind Set on You.

CloudNine_03

“Cloud Nine” foi o último álbum de estúdio lançado por George Harrison em vida. É o disco que mais gosto do “beatle quieto”, muito pela grata surpresa que me causou em uma época em que eu começava a me enfadar com os rumos que o rock tomava.

A capa, meio cafona, tem uma curiosidade: a guitarra Gretsch Duo Jet (1957) adquirida por George em Liverpool em 1961 e que ele dizia ter sido sua primeira guitarra decente. Em meados da década de 1960, George a deu ao amigo Klaus Voorman que guardou o instrumento, por cerca de 20 anos, até que George a pedisse de volta “pelo seu valor sentimental”.

CloudNine_01

George, com sua Gretsch, no Cavern Club em Liverpool. 1962

FAIXAS

Todas as faixas compostas por George Harrison, exceto as indicadas.

Lado A

1) Cloud 9
2) That’ What It Takes (Harrison, Jeff Lynne, Garry Wright)
3) Fish on the Sand
4) Just for Today
5) This Is Love (Harrison, Lynne)
6) When We Was Fab (Harrison, Lynne)

Lado B 

1) Devil’s Radio
2) Someplace Else
3) Wreck of the Hesperus
4) Breath Away from Heaven
5) Got My Mind Set on You (Rudy Clark)

 

MÚSICAS


Álbum completo:


When We Was Fab – clipe:


This Is Love – clipe:


Someplace Else – clipe:


Wreck of the Hesperus – clipe montagem:

Fonte: Dawidsu – https://www.youtube.com/channel/UCSHGnVNrncZ5DotdoJCnAtA


Got My Mind Set on You – clipes:


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s