Com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar no combate à fome na Etiópia, os roqueiros Bob Geldof (Boomtown Rats) e Midge Ure (Ultravox) organizaram um festival de rock que reuniu um elenco impressionante de músicos e bandas. Os concertos ocorreram em 13/07/1985 em Londres e na Filadélfia, e foram vistos, além das pessoas presentes aos estádios, por uma plateia estimada de 2 bilhões de pessoas no mundo, graças à transmissão de televisão.

Bob Geldof e Midge Ure
Tudo teve início na gravação de uma música beneficente de Geldof e Ure, chamada Do They Now It’s Christmas, no final de 1984, executada por uma constelação de músicos britânicos e irlandeses sob o nome de Band Aid. Aliado ao sucesso estrondoso, e inesperado, do clipe e do single, Boy George (Culture Club) deu a ideia de ampliar o alcance e organizar um concerto para arrecadar mais fundos.
Foi um grande momento em minha vida poder acompanhar pela televisão a evento de tal magnitude. O pessoal da década de 60 e 70 ainda estava em grande forma e os novos, à época, tiveram a grande chance de ser firmar. Assim veteranos como Phil Collins, Bryan Ferry, David Gilmour, Queen, David Bowie, The Who, Elton John, Paul McCartney, Joan Baez, B. B. King, Black Sabbath, Mick Jagger, Led Zeppelin dividiram espaço com as mais recentes, algumas nem tanto, estrelas do rock como Sting, U2, Dire Straits, Pretenders, Madonna, The Cars, Power Station, Duran Duran, etc….
Em determinado momento, Phil Collins disse que aquele dia deveria ser considerado o “Dia Mundial do Rock”. E assim, já na década de 90, a data passou a ser conhecida desta forma – por uma campanha de duas rádios paulistanas de rock – no Brasil. Sim! Só no Brasil!
VÍDEOS
Band Aid
Queen
Led Zeppelin
David Bowie
The Who
Power Station
Mick Jagger
Style Council
Dire Straits
Paul McCartney