Live Aid: 35 anos do Dia que deu ao Rock o seu Dia

Live Aid_05

Com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar no combate à fome na Etiópia, os roqueiros Bob Geldof (Boomtown Rats) e Midge Ure (Ultravox) organizaram um festival de rock que reuniu um elenco impressionante de músicos e bandas.  Os concertos ocorreram em 13/07/1985 em Londres e na Filadélfia, e foram vistos, além dos presentes aos estádios, por uma plateia estimada de 2 bilhões de pessoas no mundo, graças a transmissão de televisão.

Live Aid_03

Bob Geldof e Midge Ure

Tudo teve início na gravação de uma música beneficente de Geldof e Ure, chamada Do They Now It’s Christmas, no final de 1984, executada por uma constelação de músicos britânicos e irlandeses sob o nome de Band Aid. Aliado ao sucesso estrondoso, e inesperado, do clipe e do single, Boy George (Culture Club) deu a ideia de ampliar o alcance e organizar um concerto para arrecadar mais fundos.

Foi um grande momento em minha vida poder acompanhar pela televisão a evento de tal magnitude. O pessoal da década de 60 e 70 ainda estava em grande forma e os novos, à época, tiveram a grande chance de ser firmar. Assim veteranos como Phil Collins, Bryan Ferry, David Gilmour, Queen, David Bowie, The Who, Elton John, Paul McCartney, Joan Baez, B. B. King, Black Sabbath, Mick Jagger, Led Zeppelin dividiram espaço com as mais recentes, algumas nem tanto, estrelas do rock como Sting, U2, Dire Straits, Pretenders, Madonna, The Cars, Power Station, Duran Duran, etc….

Live Aid_01

Em determinado momento, Phil Collins disse que aquele dia deveria ser considerado o “Dia Mundial do Rock”. E assim, já na década de 90, a data passou a ser conhecida desta forma – por uma campanha de duas rádios paulistanas de rock – no Brasil. Sim! Só no Brasil!

VÍDEOS


Band Aid


Queen


Led Zeppelin


David Bowie


The Who


Power Station


Mick Jagger


Style Council


Dire Straits

 


Paul McCartney


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s