Memórias, Momentos e Músicas: Kate Bush – “Wuthering Heights”

A canção Wuthering Heights foi uma das mais tocadas em um momento especial da minha vida: quando entrei na faculdade em 1978. A princípio a achei muito estranha, aquela voz agudíssima me fez ter sentimentos ambíguos: ela me afastava, mas me atraia ao mesmo tempo.

Com o passar do tempo eu fui me acostumando ao estilo “diferente” da compositora e intérprete Kate Bush. Ela compôs a música aos 18 anos de idade. Apesar da pouca idade ela foi firme ao insistir com a sua gravadora que Wuthering Heights deveria ser a música de trabalho do seu primeiro álbum “The Kick Inside”, lançado em 1978. Sua determinação se mostrou certeira e a música foi sucesso no mundo inteiro e é, até hoje, sua composição mais conhecida e reconhecida.

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

Kate Bush escreveu a música com base no livro “O Morro dos Ventos Uivantes” – título em português para o original “Wuthering Heights” – da escritora inglesa Emily Brontë (1818 – 1848). O livro, que é um clássico da literatura mundial e já rendeu várias adaptações para o cinema e para TV, narra a história do conturbado e intenso amor de Catherine Earnshaw, de uma família inglesa de Yorkshire, e o orfão cigano Heathcliff que é adotado pela família Earnshaw quando criança. Apesar da conexão de amizade e amor entre os dois protagonistas, a família tem outros planos para Catherine: casá-la com um aristocrata.

Ao saber dos planos de casamento de Catherine com Edgar Linton, Heathcliff foge da fazenda do Ventos Uivantes e só retorna algum tempo depois, rico e com desejo de vingança para com a família Earnshaw. Catherine está casada e grávida do primeiro filho, porém com saúde frágil. Heathcliff ainda vê Catherine, acamada, uma última vez e no mesmo dia que ela morre após o parto de sua filha Cathy.

Retrato de Emily Brontë

Kate se inspirou, para letra, na parte final da adaptação cinematográfica de 1970. Na letra temos o ponto de vista da personagem Catherine que roga, pela janela, ao seu amado Heathcliff que a deixe entrar. O livro não nos deixa claro se o que Heathcliff vê pela janela é o fantasma de sua amada ou fruto de sua imaginação. Catherine pede Heathcliff a acompanhe ao mundo dos mortos.

Wuthering Heights, a música, rendeu dois videoclipes com clima de mistério e com a coreografia singular de Kate Bush. Nos videoclipes da música, Kate Bush dança e faz mímica como se estivesse empurando uma janela no refrão:

Heathcliff, it’s me, Cathy, I’ve come home
I’m so cold, let me in-a-your window

Em português: “Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa / Estou com tanto frio, deixe-me entrar pela sua janela”. Em 1986, ela regravou a canção para seu álbum de coletânea “The Whole Story”. Wuthering Heights é um pop rock sofisticado diferente de tudo que eu escutara até então.

VÍDEOS


Versão de 1978 – versão 1

Versão de 1978 – versão 2

Versão de 1986 (novos vocais).

Trailer da versão cinematográfica de 1970.

3 comentários sobre “Memórias, Momentos e Músicas: Kate Bush – “Wuthering Heights”

Deixe um comentário