Memórias, Momentos e Músicas: Culture Club – “War Song”

Boy George teria dito sobre a canção War Song: “Ela arruinou minha carreira”. Não se sabe ao certo o motivo da afirmação, o fato é que a música ficou décadas sem ser tocada ao vivo, seja pelo Culture Club ou pelo próprio Boy George, além de raramente ela figurar nas diversas coletâneas da banda.  Eu arriscaria a dizer que a música é tão boa que correria o risco de eclipsar todas as outras do repertório do Culture Club.

Lançada em 1984 como single, a música posteriormente entrou no terceiro álbum do Culture Club, “Waking Up with the House on Fire”, também de 1984.

Capa do álbum “Waking Up with the House on Fire”.

A canção é uma tentativa de emular as canções de protesto que haviam sido bastante importantes na década de 1960. Ela fala sobre a estupidez da guerra, falta de amor entre as pessoas e a intolerância com a diversidade. Ao contrário do tom grave que acompanhava a maioria das canções antiguerra sessentistas, a crítica de War Song e embalada pelo ritmo dançante característico da new wave britânica, com tempero de reggae.

A cantora britânica Clare Torry, que ganhou projeção mundial ao fazer as vocalizações da música The Great Gig in the Sky do Pink Floyd, participou das gravações da canção do Culture Club.

Houve um investimento pesado, por parte da gravadora, na promoção de War Song, o cineasta australiano Russell Mulcahy foi responsável pelo ótimo clipe da música. Além disso, o single foi lançado com trechos em outros idiomas no lado B, dependendo da língua oficial do país onde foi lançado.

VÍDEOS


Versão original em inglês.

Trechos em francês

Trechos em espanhol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s