A música do The Mamas and The Papas, ou simplesmente Mamas & Papas, é de uma beleza atemporal que agrada até quem não gosta de rock. E o ponto alto dessa beleza musical está justamente em seu álbum de estréia “If You Can Believe Your Eyes and Ears”.
MAMÃES E PAPAIS
John Phillips e Denny Doherty já haviam participando de outras bandas de folk-rock antes de montarem os Mamas & Papas em 1962, contando ainda com a participação da esposa de John, a modelo Michelle Phillips. A última a se juntar ao grupo foi a “Mama” Cass Elliot, por insistência de Denny, seu ex-companheiro na banda The Mugwumps, junto ao líder John Phillips, que não queria Cass no grupo por causa de seu tamanho avantajado.
Após uma temporada de vida comunitária nas Ilhas Virgens o quarteto se estabeleceu em Los Angeles. O sucesso e o reconhecimento chegaram em 1965 com o segundo single, a eterna California Dreamin’.
Em 1966 é lançado o primeiro álbum “If You Can Believe Your Eyes and Ears” que alcançou o primeiro lugar das paradas estadunidenses. Logo em seguida começam os problemas: o envolvimento entre Denny e Michelle, a saída dela do grupo e seu retorno logo em seguida, a separação e a reconciliação com John, e Denny afogando as magoas no álcool.
Apesar desses percalços os Mamas & Papas duraram até 1968, período em que lançaram mais 3 discos de grande sucesso, ano em que se separaram. Em 1971 se uniram para lançar um quinto disco, cumprindo obrigações contratuais, mas sem o mesmo apelo anterior. A carreira solo que parecia mais promissora entre a dos quatro membros, a de “Mama” Cass, foi interrompida precocemente com sua morte em 1974.
DESACREDITE, SE PUDER!
John Phillips, morto em 2001, era sem dúvida um excelente compositor e arranjador. Foi ele quem burilou as fantásticas harmonias vocais que aparecem no disco e que tornaram os Mamas & Papas tão cultuados até nossos dias. Suas letras estavam em sintonia com os anseios de sua época, e de sua posteridade: paz, liberdade e amor. Um dos hinos da geração Flower Power: a bela “San Francisco (Flowers in Your Head)”, grande sucesso na voz de Scott McKenzie, foi composta por John Phillips.
O disco mescla composições próprias, como os sucessos California Dreamin’ e Monday Monday, com músicas de outros autores, transformadas em novas canções pelos originais arranjos de John, como Do You Wanna Dance, Spanish Harlem e I Call Your Name, essa última é dos Beatles e virou uma deliciosa música de cabaré com os Mamas & Papas.
Uma das minhas preferidas, ao lado de tantos medalhões, é uma pequena jóia musical de John e Denny chamada Got A Feellin’.
A qualidade do disco é alta do princípio ao fim e, na minha opinião, não existe uma faixa sequer que se diga – Pula, que essa é fraquinha. Além do excelente entrosamento vocal, o quarteto contava também com um time de instrumentistas de primeira-linha como banda de apoio.
FAIXAS
Lado A
1. Monday, Monday (John Phillips)
2. Straight Shooter (John Phillips)
3. Got a Feelin’ (John Phillips, Denny Doherty)
4. I Call Your Name (John Lennon, Paul McCartney)
5. Do You Wanna Dance (Bobby Freeman)
6. Go Where You Wanna Go (John Phillips)
Lado B
7. California Dreamin’ (John Phillips, Michelle Phillips)
8. Spanish Harlem (Jerry Leiber, Phil Spector)
9. Somebody Groovy (John Phillips)
10. Hey Girl (Phillips, Phillips)
11. You Baby (Steve Barri, P. F. Sloan)
12. The “In” Crowd (Billy Page)
MÚSICAS
Ouça o álbum completo:
Obrigadíssimo, mais uma vez. Disco ícone de minha discoteca. Será incluído no meu email de domingo, dia treze/07, com o nº2014-190.2. Grande abraço pessoal. Vocês me gratificam com essas produções. PASTNHA/Anápolis-GO
CurtirCurtir
Obrigado a você Pastinha, que nos prestigia com sua energia!!!
CurtirCurtir