Memórias, Momentos e Músicas: David Bowie e Pat Metheny Group – “This Is not America”

No decorrer da década de 1980, David Bowie estava em franca atividade. É desta década seu álbum de maior sucesso comercial: “Let’s Dance”, 1983. Foi uma década de colaboração com outros artistas, participação em filmes e lançamento de singles. Em um determinado momento eu cheguei a pensar que ela estava desperdiçando material que poderia ter entrado em seus álbuns, e parece que eu tinha razão, pois seu último disco da década foi bem fraco: “Never Let me Down” de 1987. Só para citar algumas ótimas músicas que não entraram em seus álbuns:

Under Pressure, 1981. Com o Queen;
Absolute Beginners, 1986. Da trilha sonora do filme de mesmo nome;
Underground e As the World Falls Down, 1986. Da trilha sonora do filme “Labirinto”.

David Bowie e Pat Metheny

E a canção objeto deste texto: This Is not America, em parceria com o Pat Metheny Group para a trilha sonora do filme “A Traição do Falcão” (The Falcon and the Snowman) de John Schlensinger, lançado em 1985.

O clipe da música tocou muito na época na MTV e, em outras emissoras, e me chamou a atenção pelo fato de ser diferente do que Bowie estava fazendo naquela década, ou seja, música mais dançante. Ela é distinta pois foi composta em parceria com os músicos de jazz fusion Pat Metheny e Lyle Mays do Pat Metheny Group e nasceu como um tema instrumental, tendo Bowie colocado a letra posteriormente. O filme é baseado numa história real de um agente do FBI dos EUA, e seu amigo, que repassaram informações estratégicas secretas para a União Soviética.

A dupla que apimentou a Guerra Fria: Daulton Lee (Sean Penn) e Christopher Boyce (Timothy Hutton).

CLIPES



Clipe original:


Instrumental:


Um comentário sobre “Memórias, Momentos e Músicas: David Bowie e Pat Metheny Group – “This Is not America”

  1. Um ícone. Não existiu outro igual por atuar em varias áreas da arte. Mas mais uma vez me vi perdido na arte das capas como mencionado num dos post anteriores. Hoje baixando alguma musicas encontradas pelo shazan, fiquei um tempão olhando mais as capas que ouvindo as musicas. Este site, meus momentos parra viajar no mundo da musica que com o tempo acabamos deixando de lado. Aí chega um novo artigo e nos faz voltar para a musica, uma pausa neste mundo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s